Intel pagará US$ 100 milhões em acordo antitruste

05/08/2010

Além da multa, a fabricante fica proibida de fazer qualquer retaliação aos fornecedores de PCs que utilizarem processadores de concorrentes.

A fabricante de microprocessadores Intel chegou a um acordo com a FTC (Federal Trade Commision) dos Estados sobre o processo no qual era acusada de incentivar os fornecedores de PCs a utilizarem apenas seus produtos.

Pela decisão, a Intel será obrigada a pagar uma multa no valor de 100 milhões de dólares, durante dois anos. O dinheiro será destinado aos fabricantes de software para que eles remodelem suas soluções para rodar com outros processadores.

Segundo a FTC, a Intel desenvolveu uma tecnologia que leva soluções compiladas em sua plataforma a rodar mais devagar em máquinas munidas com outros processadores.

O veredito também proíbe a Intel de fazer qualquer retaliação aos fornecedores de computador que decidirem usar chips de outros fornecedores.

A Intel também deverá rever os acordos de propriedade intelectual firmados com os competidores do mercado em que atua, como a AMD, a Nvidia e a Via Technologies. Estes últimos poderão avaliar fusões com outras empresas sem temer medidas contrárias por parte da Intel.

O acordo sugerido pela FTC está aberto a consulta pública, por 30 dias, antes de ser oficialmente aceito.

Origem do problema

Oficializado em dezembro de 2009, o processo do FTC contra a Intel baseou-se no fato de a empresa abusar da posição de liderança no mercado e de iniciar uma “campanha sistemática” de ameaças e recompensas para forçar fornecedores de computador, como a IBM, a Dell e a HP, a usar menos os chips dos concorrentes.

De acordo com a FTC, as táticas foram desenvolvidas para “frear o desenvolvimento de produtos de qualidade superior”, que poderiam ameaçar a posição de dominância da Intel, que deteve de 75% a 85% do mercado de processadores de PCs e servidores, na última década.

Site: Computerworld
Data: 04/08/2010
Hora: 16h54
Seção: Negócios
Autor: ------
Link: http://computerworld.uol.com.br/negocios/2010/08/04/intel-pagara-us-100-milhoes-em-acordo-antitruste/