A Tivit, provedora de serviços de TI e BPO, é a primeira companhia da América Latina e uma das primeiras do mundo a adquirir o zEnterprise System, novo Mainframe da IBM lançado mundialmente no fim de julho. O investimento ficou em torno de R$ 10 milhões. O sistema deverá chegar ao data center da provedora em setembro.
“Teremos capacidade para processar um volume de informações ainda maior que a atual, utilizando menos energia elétrica”, afirma Carlos Eduardo Mazon, vice-presidente de Terceirização de Infraestrutura de TI da TIVIT. O novo ambiente, acrescenta o executivo, possibilitará também rodar aplicações de média e baixa plataforma, ampliando o alcance da oferta de cloud computing da companhia e agregando maior robustez às operações de missão crítica.
Entre os clientes da provedora que poderão contratar serviços processados no zEnterprise, estão 300 das 500 maiores empresas do Brasil, incluindo grandes bancos, seguradoras, empresas de cartões de crédito, indústrias de manufatura, concessionárias de serviços públicos e varejo. “A plataforma mainframe é muito usada, por exemplo, por empresas de meios de pagamento para o processamento de grande volume de transações financeiras, segmento no qual somos altamente especializados”, ressalta.
O zEnterprise System é uma nova arquitetura de sistemas que permite a integração de aplicativos executados em mainframes, servidores IBM POWER7 e Blades IBM System x em um único ambiente virtualizado. O zEnterprise possui poder de processamento até 60% maior que seu antecessor, o System z10, e utiliza aproximadamente a mesma quantidade de energia.
Site: Convergência Digital
Data: 05/08/2010
Hora: 16h34
Seção: Negócios
Autor: ------
Link: http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=23369&sid=5