Rede Brasil acelera velocidade de rede sem ampliar links

09/08/2010

Empresa de telecobrança implantou um sistema de aceleração que diminuiu em 80% o congestionamento do tráfego e gerou uma economia anual de 60 mil dólares, sem precisar investir em aumento de banda.

O congestionamento de rede estava causando lentidão no call center da Rede Brasil, empresa gaúcha especializada em cobrança extrajudicial e judicial, que realiza mensalmente aproximadamente dois milhões de ligações para negociar acordos e pagamentos para mais de 1,5 milhão de títulos vencidos e depende da consulta ao banco de dados corporativo, hospedado em sua sede, localizada em Porto Alegre. A solução encontrada pela companhia para resolver esse gargalo, sem a contratação de mais links de comunicação de dados, foi adotar um sistema de aceleração de WAN (Wide-Area Network).

A empresa buscou essa alternativa depois que decidiu centralizar a operação de cobrança na filial de São Paulo, trabalho que antes era distribuído pelas 16 unidades da companhia espalhadas pelo Brasil. Por serem pequenos, esses escritórios ficaram mais concentrados na parte jurídica. Com a reorganização, a rede, que suporta o call center da capital paulista, ficou sobrecarregada.

Ao se deparar com o problema, a empresa decidiu investir 90 mil reais na implantação de uma tecnologia de aceleração WAN fornecida pela norte-americana Riverbed para desafogar a rede da filial paulista, usada por cerca de 100 operadores do call center. Eles precisam se conectar com a matriz para consultar a base de dados dos servidores corporativos para negociações das cobranças.

Segundo o supervisor de TI da Rede Brasil, Thiago Maia da Silva, essa alternativa aumentou significativamente a produtividade da operação de telecobrança e ajudou a empresa a reduzir em 80% o tráfego de rede. Com a solução, a conexão de 1Mbps, que interligava as duas unidades, passou a funcionar como um link virtual de 20 Mbps.

Por ter aumentado a capacidade de processamento da rede, sem a necessidade de contratar novos serviços das operadoras de telecomunicações, a companhia calcula que terá uma economia anual em torno de 60 mil dólares, com instalação de dispositivos de aceleração em apenas dois pontos.

Silva relata que os atendentes do call center ganharam mais agilidade e conseguem acessar informações em menos tempo. A empresa ganha quando aumenta aumenta o número de contratos negociados. Hoje um operador da filial de São Paulo consulta de 70 a  80 fichas durante o seu turno de seis horas, contra 40 antes da implantação do projeto.

O executivo lembra que antes esse trabalho era feito em 15 segundos, tempo que caiu para 2 a 3 segundos. Esse ganho, representa segundo ele, uma economia para a Rede Brasil no final do dia, quanto mais cobranças realizadas maior será o seu lucro. “Ganhamos velocidade no acesso e também rapidez no atendimento aos clientes.   

Silva observa que o call center é vital para os negócios da Rede Brasil, que tem entre seus contratos as operadoras de telecomunicações Vivo, TIM, Telefônica e os bancos Itaú, Santander e Bradesco. Os operadores dependem 100% dos sistemas de TI, que segundo o executivo precisam funcionar com rapidez, pois refletem nos resultados da companhia.

Site: Computerworld
Data: 06/08/2010
Hora: 07h05
Seção: Gestão
Autor: Edileuza Soares
Link: http://computerworld.uol.com.br/gestao/2010/08/05/rede-brasil-otimiza-rede-e-ganha-rapidez-nos-negocios/