Estudo da Infonetics Research revela que a falta de smartphones compatíveis com essa tecnolgia de 4G será a maior barreira para massificação desse serviço.
A maioria das operadoras de WiMAX (4G) planeja oferecer seus serviços móveis até 2012. No entanto, a falta de smartphones que suportam essa tecnologia wireless tornará o processo um desafio, diz estudo divulgado pela consultoria Infonetics Research.
De acordo com o estudo, dois terços das 25 prestadoras de serviço entrevistadas planejam usar o WiMAX para banda larga móvel até 2012. Além disso, 90% também esperam oferecer serviço de Voip (Voz sobre IP).
Mas antes que este serviço avançe é importante que existam mais smartphones no mercado. Hoje, a falta de produtos 4G habilitados é a maior preocupação destas companhias, indicou a pesquisa.
Entretanto o incentivo para as corporações deve crescer assim que o número de potenciais usuários aumentar também.
O lançamento do Evo HTC 4G, pela empresa de telefonia Sprint, mostra que há uma demanda reprimida por smartphones WiMAX. O aparelho foi o terceiro mais popular entre os telefones baseados em Android nos Estados Estados, durante o segundo trimestre. O produto esteve atrás apenas do Droid da Motorola e do HTC Droid Incredible, disse a empresa de pesquisa de mercado NPD Group.
Mas, de acordo com a pesquisa, a falta de smartphones é a maior, mas não o único desafio. E para isso, as operadoras estão se esforçando para encontrar uma maneira de lançar e distribuir canais e oferecer serviços de baixo custo para países em desenvolvimento.
"A indústria de WiMAX está lutando contra o tempo para enfrentar esses desafios", comentou Richard Webb, analista da Infonetics.
Site: Computerworld
Data: 06/08/2010
Hora: 16h58
Seção: Telecom
Autor: ------
Link: http://computerworld.uol.com.br/telecom/2010/08/06/operadoras-querem-oferecer-wimax-em-2012-mas-faltam-terminais/