Buscador de imagens do Google é o novo alvo de crackers

10/08/2010

Criminosos inserem imagens infectadas diretamente na engine do buscador e usam atualização de leitor de PDFs para induzir usuários a clicar nelas.

O buscador de imagens do Google é o novo alvo de crackers que desejam inserir códigos maliciosos nas máquinas dos usuários pela Internet afora.

O problema surgiu pela primeira vez no ano passado, quando imagens sensacionalistas foram enviadas como spams aos usuários que, ao clicar sobre a URL, era induzido a baixar um codec que lhe permitisse acessar o arquivo. Agora, com a nova interface do buscador de imagens do Google, o método foi aperfeiçoado.

Isso porque os criminosos estão inserindo as imagens infectadas diretamente no buscador. E para invadir o PC do internauta por essa técnica, o arquivo em questão pede que o usuário atualize o seu leitor de PDFs - normalmente da Adobe - por meio de um link oferecido para visualizar a foto ou baixe algum antivírus gratuito, que se revela um malware, deixando o computador exposto.

De acordo com especialistas em segurança, o que mais chama a atenção é o grau de especialização dos crackers, já que esta técnica com o buscador de imagens do Google pode ser usada de formas diferentes, dependendo do sistema operacional e do navegador utilizado.

Site: IDG Now!
Data: 09/08/2010
Hora: 09h46
Seção: Segurança
Autor: ------
Link: http://idgnow.uol.com.br/seguranca/2010/08/09/buscador-de-imagens-do-google-e-o-novo-alvo-de-crackers/