Malware se disfarça de player multimídia e faz envio de mensagens SMS para serviços pagos. Usuário só fica sabendo que está gastando dinheiro quando a conta chega.
O primeiro malware para Android transmitido por SMS foi descoberto essa semana pela Kaspersky Lab, uma empresa de segurança online.
O vírus é do tipo trojan horse (cavalo de tróia) e foi chamado de Trojan-SMS.AndroidOS.FakePlayer. Segundo a empresa, o vírus se disfarça sob a forma de um player multimídia. O arquivo possui 13KB e extensão .apk.
Após a instalação, o vírus utiliza o telefone para enviar SMS a serviços pagos e o usuário só descobre o que está acontecendo quando o valor dos serviços chega a ele pela conta.
De acordo com a Kaspersky, vírus que enviam SMS são comuns nos smartphones, mas esse é o primeiro específico para o sistema operacional do Google.
A recomendação é que o usuário fique atento às solicitações de acesso que o aplicativo faz ao ser instalado. Nesse caso específico do trojan no Android, a atenção deve ser redobrada para a permissão de acesso a serviços premium e realização de chamadas.
Site: Olhar Digital
Data: 10/08/2010
Hora: 12h02
Seção: Mobilidade
Autor: ------
Link: http://olhardigital.uol.com.br/produtos/mobilidade/celulares-verdes-sao-uma-alternativa-para-diminuicao-do-lixo-eletronico/13367