Componente permitirá, por exemplo, que aparelhos reproduzam vídeos em FullHD, além de consumir 50% menos de energia que os seus predecessores.
OMAP 4330. Este é o nome do chip dual core (com dois núcleos) que a Texas Instruments lançará no final deste ano e que será voltado para smartphones e também tablets. Com isso, esses aparelhos rodarão aplicações com maior velocidade, permitindo até mesmo a execução de filmes em FullHD (1080p).
Sucessor do OMAP3, o 4330 funcionará a uma velocidade de 1GHz, mas consumirá 50% menos energia que seus predecessores. Seu melhor desempenho deve-se em boa parte a inserção de um novo design do componente, que está baseado no Cortex-A9, da ARM.
Segundo a Texas, os dispositivos que contarem com o novo chip poderão reproduzir vídeos em resolução de 720p durante quinze horas.
A empresa prevê que o OMAP 4330 aparecerá em smartphones a partir dos primeiros meses de 2011, ainda que a empresa não tenha divulgado a quais modelos ele será integrado. Ele será produzido em processo de 45 nanômetros, ainda que o objetivo da Texas seja de fabricá-lo em processos de 28 nanômetros, o que ampliaria ainda mais sua eficiência energética.
O [OMAP]4430 chip se fabricará utilizando o processo de 45 [nanómetros], mesmo que a intenção de Texas [Instruments] é movimentar-se para os 28 [nanómetros] no futuro, o que aumentará a eficiência energética do chip.
Site: IDG Now!
Data: 10/08/2010
Hora: 9h57
Seção: Computação Pessoal
Autor: ------
Link: http://idgnow.uol.com.br/computacao_pessoal/2010/08/10/texas-instruments-lancara-chip-dual-core-para-smartphones-no-final-deste-ano/