Estudo aponta que empresas têm problemas para gerenciar dados

12/08/2010

O levantamento aponta que 75% das informações armazenadas nos servidores estão lá há muitos anos e tendem a se transformar em lixo eletrônico.

As corporações deveriam estar preocupadas em rever e incrementar as políticas para gestão de informações. A constatação é de um estudo realizado pela Symantec, em junho deste ano, com mais de 1,5 mil executivos de TI, de 26 países.

O levantamento aponta que 87% dos entrevistados acreditam na importância de um plano para garantir a contingência dos dados, mas menos da metade deles tem uma política eficiente para isso. Por outro lado, eles apontam que cerca de 75% dos dados armazenados nos servidores estão lá há muitos anos, o que denota a dificuldade de limpar com frequência a base de dados.

Em decorrência da soma desses fatores, o estudo alerta que as empresas correm riscos de enfrentar problemas na justiça, se deparam com uma falta de espaço e são obrigadas a fazer grandes investimentos em equipamentos para armazenamento e infraestrutura. Além disso, por conta do alto volume de informações arquivadas, o processo de consulta ao banco de dados fica comprometido.

De acordo com o vice-presidente de gestão de produtos da Symantec, Brian Dye, o armazenamento de dados antigos resulta no desperdício de recursos e na criação de um grande volume de lixo eletrônico.

Site: Computerworld
Data: 11/08/2010
Hora: 11h01
Seção: Gestão
Autor: ------
Link: http://computerworld.uol.com.br/gestao/2010/08/11/estudo-aponta-que-empresas-tem-problemas-para-gerenciar-dados/