Os profissionais que servem como interface entre as corporações e seu ecossistema de provedores têm um papel essencial nessa empreitada.
Aos poucos, questões como inovação e novos investimentos voltam a fazer parte da pauta das corporações, depois de um longo período pautado em corte de custos e melhoria nos processos. Os CEOs reconhecem que no atual ambiente de negócios, pautado por incertezas, a habilidade para criar produtos e serviços inovadores será crucial para a diferenciação em longo prazo. Mas a consultoria Forrester Research divulgou um relatório no qual aponta que as organizações ainda não apresentam os processos e as ferramentas necessárias para suportar essa visão.
“Sem uma estratégia robusta de inovação, suportada pelos altos executivos da organização, os funcionários tendem a se voltar para questões cotidianas. Ou seja, os líderes das áreas de negócio ficarão focados nos resultados do trimestre e os CIOs em cortar custos”, cita o analista sênior da Forrester Chris Andrews. Ainda segundo ele, a melhor forma de resolver essa falha das organizações em transformar a inovação em parte do seu dia-a-dia é buscar o apoio de fornecedores externos.
Nesse processo, os profissionais que respondem pelo relacionamento com provedores de produtos e serviços para a organização têm um papel essencial. Eles têm a missão de entender melhor o ecossistema de fornecedores e eleger aquelas empresas que podem funcionar como parceiros inovadores das áreas de TI e de negócios.
E Andrews relata que, na prática, essa nova abordagem já começou a acontecer. “Recentes pesquisas da Forrester mostraram que muitos profissionais que cuidam do relacionamento com fornecedores estão agora tentando conectar a TI e os profissionais de negócio com os provedores de serviço que possam contribuir com objetivos de inovação e específicos”, afirma o especialista.
Ainda de acordo com o especialista, o trabalho de identificar os fornecedores mais indicados para apoiar iniciativas inovadoras precisa respeitar três questões: entender o foco da companhia e as lacunas em relação à inovação; buscar os fornecedores que podem atender às demandas específicas; e fechar parcerias de longo prazo com empresas (terceiras) que possam suportar iniciativas inovadoras da organização ou de departamentos específicos.
Site: CIO
Data: 13/08/2010
Hora: 8h
Seção: Gestão
Autor: ------
Link: http://cio.uol.com.br/gestao/2010/08/13/inovacao-empresas-precisam-buscar-ajuda-dos-fornecedores-indica-forrester/