Tendência de queda começou em 2007, com os Google Apps; relatório da Forrester estima que custo real para o cliente pode chegar a 9,45 dólares.
Quando se trata de e-mail hospedado na cloud computing, há quatro grandes fornecedores na disputa por sua verba de TI: Microsoft, Google, IBM e Cisco. Cada um tem seus prós e contras, mas não importa qual escolha. O preço do e-mail será praticamente o mesmo: 5 dólares por usuário, por mês.
De forma unilateral, a Google “redefiniu o mercado de e-mail corporativo” quando lançou a Google Apps Premier Edition em fevereiro de 2007, com assinaturas anuais de 50 dólares (ou 4,17 dólares mensais), que “reduziram o preço de mercado em até dois terços”, afirma um novo relatório produzido pelo analista Ted Schadler, da Forrester Research.
A Microsoft respondeu no fim de 2009, baixando o preço de uso da versão hospedada do Exchange de 10 para 5 dólares mensais. O e-mail LotusLive, da IBM, e o WebEX da Cisco oferecem agora preços semelhantes, o que na prática faz com que todo o mercado padronizasse seus preços em cerca de 5 dólares mensais por caixa postal, com geralmente 25 gigabytes de armazenamento.
Paridade
“Os fornecedores de e-mail na nuvem alcançaram a paridade de preços”, escreve Schadler no relatório “Quatro Gigantes Competem por seus Contratos de E-mail na Nuvem”.
Uma redução de 50% no preço do e-mail em um curto período de tempo é “assombroso”, afirmou Schadler em entrevista recente.
A Microsoft e a Google lideram em clientes, mas não são os únicos no páreo, afirma o analista, no relatório.
Site: IDG Now!
Data: 17/08/2010
Hora: 09h35
Seção: Internet
Autor: Jon Brodkin
Link: http://idgnow.uol.com.br/internet/2010/08/17/guerra-de-precos-nivela-e-mail-na-nuvem-a-5-dolares-mensais-por-usuario/