PromonLogicalis prepara abertura de data center no Brasil

19/08/2010

Empresa investirá R$ 1 milhão em novo empreendimento, que tem previsão para entrar em operação ainda este ano.

A PromonLogicalis decidiu explorar o mercado de data center no Brasil. A empresa vai investir 1 milhão de reais na instalação de um centro de processamento de dados na cidade de São Paulo, que tem previsão para entrar em operação até dezembro. Segundo o diretor de tecnologia da companhia, Carlos Pingarilho, a nova unidade de negócios nascerá pronta para oferecer cloud computing.

O data center será o primeiro da Logicalis na América Latina. A empresa, que tem uma joint venture com a brasileira Promon, já explora esse tipo de negócio na Europa, Estados Unidos e Ásia. Pingarilho argumenta que a empresa decidiu investir nessa área para atender inicialmente uma demanda interna da companhia, que atualmente hospeda seus equipamentos de TI em infraestrutura de terceiros e passará ocupar um espaço próprio.

Como a PromoLogicalis tem experiência em ajudar seus clientes na instalação e gerência de data center, o executivo acredita que há uma oportunidade de negócios para oferecer infraestrutura de TI ao mercado. Ele observa que as companhias estão contratando mais esse tipo de serviço pela complexidade trazida pela convergência tecnológica.

“O mundo IP criou um conjunto de variáveis que passa a exigir mais da manutenção da TI dentro de casa. As empresas nem sempre têm profissionais especializados para cuidar de tudo e acabam entregando essa aividade  para quem sabe fazer”, diz o executivo.

O data center da PromoLogicalis será dentro dos padrões da certificação Tier II, concedida pelo órgão internacional Uptime Institute. Seu objetivo é ser uma alternativa das empresas que precisam de redundância e buscam site backup para manter a continuidade de seus negócios em caso de interrupção do centro de processamento principal. “Vamos testar esse mercado. Se não conquistarmos clientes, a aposta já estará paga pelos investimentos que vamos fazer para uso interno”.

Atualmente, a principal clientela da PromonLogicalis são o mercado corporativo e os prestadores de serviços, representados pelas operadoras de telecomunicações e as empresas de data center. O diretor da área de consultoria da companhia, Luís Minoru Shibata, garante que a estratégia não é concorrer com os seus clientes. “Testar o mercado não é competição”, acredita.

Site: Computerworld
Data: 18/08/2010
Hora: 10h51
Seção: Negócios
Autor: Edileuza Soares
Link: http://computerworld.uol.com.br/negocios/2010/08/17/promonlogicalis-prepara-abertura-de-data-center-no-brasil/