Cidades digitais: políticas públicas em prol da inclusão

20/08/2010

O uso da tecnologia para melhorar a vida dos cidadãos por meio das cidades digitais é tema de um seminário no Rio Info 2010, no dia 02 de setembro. O desafio é de tornar os municípios digitalizados em “cidades inteligentes”, capazes de disponibilizar serviços de última geração na área de saúde, educação e segurança. Projetos desenvolvidos no Estado como o Porto Maravilha serão apresentados.

O seminário terá a participação de Franklin Coelho, secretário especial de ciência e tecnologia da cidade do Rio de Janeiro, um dos responsáveis pelo projeto Rio Digital, que planeja transformar o Estado no primeiro totalmente digitalizado no Brasil. Também haverá a participação de municípios onde a iniciativa de se criar cidades digitais estão em andamento.

Um deles é o de Quissamã, no norte fluminense. Vizinha do município de Macaé, onde há uma base de operações da Petrobras, e também credora de royalties de petróleo, a cidade investe boa parte desse dinheiro na iniciativa, que inclui telecentros - os chamados Quissanets -, conexão e interligação de escolas e postos de saúde e aquilo que muitos almejam: conexão gratuita à internet para toda a população, além do desenvolvimento de soluções voltadas para educação e segurança. O projeto será apresentado pelo secretário de governo de Quissamã, Ronaldo Costa.

As inscrições para participar do Rio Info 2010 estão abertas até o dia 26 de agosto, e empresas associadas SEPRORJ têm desconto exclusivo. 

Serviço: 

Rio Info 2010 

Data: 31 de agosto a 02 de setembro

Local: Hotel Windsor - Av. Sernambetiba, 2630, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro

Inscrições: www.rioinfo.com.br

Informações: (21) 3974-5015 / 3974-5031