Banda Larga: Presidenciáveis garantem que tema é prioridade de governo

19/08/2010

Ao participarem do primeiro debate de presidenciáveis realizado na Internet, promovido pelo UOL, nesta quarta-feira, 18/08, os candidatos José Serra, do PSDB, e Marina Silva, do PV, aproveitaram o evento para discutir o acesso rápido à Internet. Marina Silva reforçou a intenção de firmar uma parceria com a iniciativa privada.

Serra, sem entrar em detalhes, frisou que vai 'turbinar' o plano de Banda Larga, criado no Governo Lula, mas não comentou sobre o futuro da Telebrás. A candidata do PT, Dilma Rousseff, contabilizou os ganhos do programa Banda Larga nas Escolas e reforçou apoio ao PNBL.

O tema banda larga entrou no debate por meio de pergunta da candidata Dilma Rousseff para a candidata Marina Silva. Marina ressaltou a importância do serviço para a oferta de serviços governamentais, entre eles, a educação. Mas deixou claro que na sua visão, o projeto tem que fluir como uma parceria pública privada.

"O Estado vai intervir onde for necessário, mas não excluo a iniciativa privada. É um projeto que depende dessa aliança", destacou. Marina Silva disse ainda que a Internet é a ferramenta ideal para dar transparência aos atos governamentais. Mas também não comentou a sua posição sobre a reativação da Telebrás.

Dilma Rousseff garantiu que o Plano Nacional de Banda Larga continuará sendo prioridade no seu governo - ela foi uma das idealizadores do desenho atual do projeto, com a Telebrás à frente - mas evitou falar sobre o futuro da estatal na sua gestão, caso vença o pleito. Preferiu lembrar o índice de adesão ao projeto Banda Larga nas Escolas, realizado em função das trocas de metas com as empresas de telecomunicações - mais de 70% das escolas estão conectadas.

O candidato José Serra, do PSDB, aproveitou os seus três minutos de despedida do debate para se colocar no tema banda larga. Sem entrar em detalhes específicos, garantiu que o acesso universal do serviço é prioridade de governo e que irá 'turbinar' as iniciativas deflagradas até o momento pelo governo federal. Assim como Marina Silva e Dilma Rousseff, Serra também não comentou sobre a reativação da Telebrás tampouco falou sobre a sua disposição - dita em entrevista ao jornal Brasil Econômico - de fechar as portas da estatal recém-ativada e sob o comando de Rogério Santanna.

O Convergência Digital transmitiu ao vivo o primeiro debate dos presidenciáveis pela Internet.

Site: Convergência Digital
Data: 18/08/2010
Hora: 18h
Seção: Telecom
Autor: Ana Paula Lobo
Link: http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=23491&sid=8