SAP detalha planos para integração do portfólio da Sybase

20/08/2010

Um dos principais objetivos da fabricante é construir uma plataforma móvel, que possa integrar todos os sistemas e dispositivos das organizações.

Executivos da SAP apresentaram, nesta quinta-feira (19/8), os planos para integrar os produtos da Sybase –adquirida pela empresa em maio deste ano – ao seu atual portfólio.

A SAP foi enfática ao dizer que as soluções de mobilidade da Sybase representaram a grande razão para a aquisição da companhia, concluída em julho. E a meta da fabricante alemã é construir uma plataforma móvel, capaz de rodar em infraestruturas locais ou na nuvem, que possa estar ligada a todos os sistemas operacionais e aos principais dispositivos das organizações. “O objetivo é dar aos clientes visibilidade sobre os negócios em tempo real, por qualquer equipamento e em qualquer lugar”, informou o CTO da SAP, Vishal Sikka.

Sikka ressaltou que as duas empresas têm atitudes pioneiras no campo da mobilidade, uma vez que já desenvolveram diversos aplicativos em conjunto. Com isso, o executivo acredita que o trabalho para criar essa nova plataforma vai ser acelerado e, em breve, os primeiros lançamentos devem ser anunciados no mercado.

De acordo com o co-CEO da SAP Jim Hagemann Snabe, a estratégia da companhia não envolve a portabilidade de aplicações corporativas e, sim, o uso do dispositivo móvel como o equipamento capaz de interagir com todas as informações de negócios.

O CTO da SAP informou ainda que os parceiros das empresas terão um papel central na estratégia de mobilidade, com o desenvolvimento de diversos aplicativos focados em indústrias específicas.

Quanto aos próximos passos da integração, um time de executivos das duas empresas deverá conduzir todo o processo. Contudo, a SAP manteve a decisão de transformar a Sybase em uma unidade de negócios independente, por conta da fornecedora ter um mercado de atuação bastante distinto.

Além da mobilidade

A SAP informou ainda que a aquisição resultará em novas soluções não ligadas necessariamente à mobilidade. Um exemplo é a intenção de certificar o banco de dados Adaptive Server Enterprise (ASE), da Sybase, para uso com a linha Business Suite, da fabricante alemã. Sikka disse que o trabalho deve estar completo até o primeiro semestre do próximo ano.

A interoperabilidade de sistemas com o ASE também se extenderá às linhas Business Warehouse, Business Objects Data Services e BI. Apesar disso, o banco de dados da Sybase não se sobreporá ao MaxDB, banco de dados da própria SAP. De acordo com Sikka, “o mundo é grande o suficiente para todas essas tecnologias”.

O CTO deu ênfase também ao fato de que não há planos para descontinuar produtos da Sybase. O que haverá será a inclusão de tecnologias de middleware próprias da SAP no portfólio da companhia adquirida. Além disso, o conceito de “in-memory computing”, usado pela fabricante alemã, vai abranger todas as soluções de gerenciamento de dados das duas empresas.

Segundo a analista da consultoria 451 Group, China Martens, o evento foi eficiente ao reforçar as crenças das duas companhias, mas manteve no ar questionamentos acerca de “como as tecnologias vão trabalhar de forma mais integrada e por quanto tempo os produtos sobrepostos vão coexistir antes que a SAP escolha um vencedor”.

Site: Computerwold
Data: 19/08/2010
Hora: 17h54
Seção: Tecnologia
Autor: ------
Link: http://computerworld.uol.com.br/tecnologia/2010/08/19/sap-detalha-planos-para-integracao-do-portfolio-da-sybase/