Vírus incentiva usuário a desinstalar software de segurança do PC

24/08/2010

Variedade de trojan abre caixa de diálogo informando que o antivírus não possui certificado e que pode causar problemas no desempenho do computador.

A empresa de segurança Symantec anunciou que um novo malware está rondando a internet. Trata-se de um vírus que desativa o software de segurança em funcionamento no computador.

Para que isso seja possível, o malware se disfarça de desinstalador de software e engana os usuários, incentivando-os a remover o antivírus do PC, tornando o computador vulnerável.

O vírus é uma variação do tipo cavalo de tróia, o Trojan.Fake.AV. Quando o trojan é executado, uma caixa de diálogo aparece solicitando que o usuário desinstale o software de segurança, avisando ainda que ele não possui certificado e que pode causar problemas de desempenho à máquina.

Assim, se o usuário clicar em "Ok" na caixa de diálogo, o programa de segurança realmente será removido do computador.

O vírus é capaz de iniciar o desinstalador de softwares de segurança da Symantec, AVG, Microsoft, Spyware Doctor e Zone Labs.

Site: Olhar Digital
Data: 23/08/2010
Hora: 15h41
Seção: Mobilidade
Autor: ------
Link: http://olhardigital.uol.com.br/produtos/mobilidade/celulares-verdes-sao-uma-alternativa-para-diminuicao-do-lixo-eletronico/13582