Totvs propõe modelo de negócio para interatividade na TV Digital

24/08/2010

Modelo se apropria do conceito de widgets da broadband tv e das lojas de aplicativos dos celulares.

A Totvs apresentou hoje ao mercado sua proposta de modelo de negócio para a interatividade na TV Digital, baseada na solução StickerCenter, que roda sobre a implementação do middleware Ginga ByYou (antigo Astro TV, da TQTVD, recém incorporada pela empresa). O lançamento oficial do produto será esta semana, em São Paulo, durante a feira Broadcast and Cable 2010, maior evento de Televisão, Rádio e Engenharia de Telecomunicações da América Latina.

O StickerCenter se baseia no conceito dos widgets da broadband tv e das lojas de aplicativos de celulares e segue a mesma proposta. Permite às emissoras e seus parceiros comerciais (anunciantes ou afins) a criação de aplicativos interativos enviados pelo ar e armazenados nos conversores e televisores interativos, com modelo de navegação muito semelhante ao dos widgets do Broadband TV e interatividade full a partir do uso de qualquer canal de retorno. E, caso esses aparelhos estejam conectados à internet, via banda larga, a oferta de aplicativos a partir da loja StickerShop, com funcionamento semelhante às App Store e outras lojas de aplicativos para smartphones.

Uma vez instalados, os usuários poderão usar os stickers (aplicativos semelhantes aos widgets) a partir do StickCenter, que, inicialmente, roda sobre o ByYou, mas com possibilidade de, no futuro, dependendo do interesse dos fabricantes de conversores e televisores digitais, rodar também sobre outras implementações do middleware Ginga, segundo David Britto, diretor de estratégia de tecnologia da Totvs.

A intenção do lançamento, segundo o presidente da empresa, Laércio Cosentino, é abrir novas oportunidades de negócios, calcadas na interatividade, para desenvolvedores de aplicativos, emissoras de TV, agências de propaganda e marketing e para os fabricantes de equipamento. "Acreditamos que o mercado começa a amadurecer, e a medida que os negócios forem surgindo, se mostrará viável e,sobretudo, de fácil compreensão por parte do público em geral", explica Cosentino, ao revelar que é possível pensar, mais para frente, em adotar um modelo de remuneração para desenvolvedores de aplicativos para Tv Digital muito semelhante ao praticado hoje pela Apple e pela Google.

Por enquanto, a divisão da receita com os aplicativos é dividida entre dois ou mais atores (Totvs, emissoras e desenvolvedores ou fabricantes), dependendo do tipo de aplicação.

"Sairão na frente as empresas que enxergarem o alto valor do apego do público brasileiro pela interatividade e pela combinação positiva do uso dessa ferramenta através da TV e celulares com TV", ressalta o presidente da Totvs.

Além de aplicações interativas de entretenimento, casada ou não com o conteúdo da programação das emissoras, o StickCenter permitirá aplicações de governo eletrônico e, nas palavras do próprio Cosentino "poderá favorecer a inclusão digital".

Ao menos um fabricante de conversor já terá o seu produto com o StickCenter pronto para lançamento também esta semana: a Visiontec. A Totvs já negocia estratégias de upgrade com outros fabricantes de televisores e conversores parceiros da TQTVD no uso do antigo middleware AstroTV, hoje ByYou. David evitou citar nomes, mas é sabido que o produto roda em televisores da LG e da Sony.

Entre as emissoras, a Band será a primeira a usar o StickCenter. Já entre produtores de conteúdo estão os portais UOL e Climatempo e os supermercados WallMart e Extra. G1 e Banco do Brasil ainda avaliam características técnicas do produto.

Site: IDG Now!
Data: 23/08/2010
Hora: 16h54
Seção: Telecom e Redes
Autor: Cristina De Luca
Link: http://idgnow.uol.com.br/telecom/2010/08/23/totvs-propoe-modelo-de-negocio-para-interatividade-na-tv-digital/