Venda de switches Ethernet cresce 32,7% no segundo trimestre

24/08/2010

Virtualização impulsiona crescimento do mercado, no qual a Cisco concentra 65,8% de participação nos negócios.

De acordo com a consultoria IDC, a popularidade de tecnologias que dependem da qualidade das redes, como virtualização e voz sobre IP (VoIP), fez com que as vendas globais de switches Ethernet crescessem 32,7% no segundo trimestre de 2010, comparado ao mesmo período do ano anterior.

De acordo com o diretor da área de infraestrutura de comunicação corporativa da IDC, Rohit Mehra, o crescimento vem da adoção contínua de soluções baseadas em Gigabit Ethernet - tecnologia de rede que permite o tráfego acima de 1 Gigabit por segundo - e em PoE (Power over Ethernet), que permite transmitir dados por meio da rede de energia elétrica.

A pesquisa da IDC identificou também um crescimento de 87,9% nas vendas de equipamentos 10-Gigabit Ethernet no trimestre encerrado em junho, em relação aos mesmos três meses de 2009. A tecnologia, capaz de receber e enviar dados a uma velocidade de até 10 Gigabits por segundo, teve seu crescimento alavancado por data centers virtualizados e pela implementação de ambientes preparados para cloud computing (computação em nuvem).

Entre os principais fornecedores do setor, a Cisco hoje concentra a maior parcela do mercado de switches ethernet, com 65,8% de participação no segundo trimestre de 2010. Em segundo lugar aparece a HP, com 8,1% de negócios globais do setor, os quais foram favorecidos pela incorporação da 3Com.

Se considerado apenas o volume de equipamentos vendidos, diminui a diferença entre as duas principais fabricantes do setor. Isso porque, no segundo trimestre, a Cisco entregou 32 milhões de portas, enquanto a HP respondeu pela metade do volume (16 milhões) de switches Ethernet no mercado mundial.

Site: Computerworld
Data: 23/08/2010
Hora: 16h
Seção: Negócios
Autor: ------
Link: http://computerworld.uol.com.br/negocios/2010/08/23/venda-de-switches-ethernet-cresce-32-7-no-segundo-trimestre/