RIM confirmou na terça-feira (24/8) a aquisição da Cellmania, responsável pela criação de app stores para grandes operadoras dos EUA.
Dias depois de tornar uma versão atualizada de seu App World disponível publicamente, a Research In Motion comprou a Cellmania, uma empresa que oferece infraestrutura de retaguarda para lojas de aplicativos.
Entre os clientes da Cellmania estão Sprint Nextel, AT&T, Boost, Virgin Mobile USA e Telstra. A Cellmania oferece uma plataforma que as operadoras podem usar para aceitar aplicativos de desenvolvedores e vendê-los a seus usuários. A plataforma inclui gerenciamento de direitos digitais e integração com sistemas de bilhetagem.
A RIM confirmou a compra da Cellmania, mas recusou-se a comentar a transação. Afirmou apenas que a Cellmania traz sua “experiência no desenvolvimento de lojas de aplicativos à plataforma BlackBerry”.
A Cellmania publicou uma pequena nota em sua página web, na qual reproduz o comentário da RIM.
Na semana passada a RIM tornou a App World 2.0, versão atualizada de sua loja de aplicativos, disponível publicamente a todos seus usuários. Antes, ela só podia ser visitada mediante convite.
Entre as atualizações aplicadas à loja estão a possibilidade de compra de apps com cartão de crédito em vez de exclusivamente via PayPal. A loja agora permite que desenvolvedores vendam suas aplicações por até 99 centavos de dólar – antes, o preço mínimo era de 2,99 dólares.
A RIM tem lutado para competir com novos concorrentes, como Apple e Google, que oferecem aparelhos populares e grandes lojas de apps. O recém-lançado BlackBerry Torch usa um novo sistema operacional e é a aposta da empresa para reverter sua sorte. Mas alguns informes sugerem que o Torch não tem vendido muito bem.
A RIM tem cerca de 9,5 mil apps no App World. Em comparação, a Apple tem 225 mil e o Android, mais de 65 mil.
Site: IDG Now!
Data: 25/08/2010
Hora: 08h55
Seção: Telecom e Redes
Autor: Nancy Gohring
Link: http://idgnow.uol.com.br/telecom/2010/08/25/fabricante-do-blackberry-compra-desenvolvedora-de-lojas-de-aplicativos/