Especialista relata, no entanto, que nenhum acordo pode ser descartado no atual momento dos fornecedores de TI.
Nesta semana, surgiram rumores no mercado internacional de que a SAP estaria interessada em adquirir a Red Hat. No entanto, especialistas do setor consideram que há poucas chances do acordo se concretizar.
“Existem outras alternativas que fazem mais sentido para a SAP”, avalia China Martens, analista da consultoria 451 Group. Ele ressalta que a estratégia de incorporar mobilidade, a partir da aquisição da Sybase, representa um exemplo de caminho mais viável para a gigante de ERP.
Além disso, os executivos da SAP têm repetido um discurso de que reconhecem o fato de que seus clientes apresentam um ambiente de TI bastante heterogêneo. E a compra da Red Hat – reconhecida pelo sistema operacional Linux –, claramente não combina bem com essa abordagem, acrescenta Martens.
Michael Coté, analista da consultoria Redmonk, concorda com a visão do especialista da 451. “A SAP não compra [fornecedores de] infraestrutura”, avalia. Ele admite, no entanto, que nada pode ser descartado, nesse “momento louco” das empresas de TI, com fornecedores cada vez mais interessados em ampliar suas ofertas. Entre os exemplos de acordos inusitados, ele cita o caso da aquisição da Sun pela Oracle.
O analista da Redmonk, contudo, vê um sinal claro de que a compra seria inviável. “Até bem pouco tempo, a SAP não era adepta ao código aberto e, de todas as companhias que eles poderiam comprar, a Red Hat é a que mais defende isso (código aberto)”, pontua.
Para Ray Wan, analista do Altimeter Group, o mais provável é que a SAP e a Red Had se mantenham como boas parceiras. Ele acredita que a compra daria uma mensagem confusa para os clientes sobre o futuro de determinadas tecnologias, em especial, da plataforma de middleware NetWeaver, da SAP.
Na visão de Coté, se a SAP planeja realizar alguma grande aquisição, o acordo deve ser voltado a fortalecer sua presença no mercado de SaaS (software como serviço).
E Reed vai além ao considerar que, pelo menos por enquanto, a SAP deve ficar mais focada em entregar as promessas que fez ao mercado, por conta da aquisição da Sybase. Em um evento realizado na última semana, a companhia disse que, em nove meses, deve colocar no mercado uma nova plataforma de desenvolvimento móvel.
Até o momento, a Red Hat e a SAP não se pronunciaram oficialmente sobre as especulações de compra.
Site: Computerworld
Data: 26/08/2010
Hora: 16h57
Seção: Negócios
Autor: ------
Link: http://computerworld.uol.com.br/negocios/2010/08/26/chances-de-sap-comprar-red-hat-sao-remotas-concluem-analistas/