Paul Allen, cofundador da Microsoft, acusa 11 empresas de violar suas patentes

30/08/2010

Empresa de sua propriedade abre processo na Justiça contra extensa lista que inclui Apple, Facebook, Google, Aol e eBay, entre outras.

Uma empresa cujo dono é o cofundador da Microsoft, Paul Allen, abriu um processo na Justiça dos Estados Unidos contra Google, Apple, Facebook e outras companhias, sob a acusação de violação de quatro patentes relacionadas a busca, multimídia, janelas pop-up e gerenciamento de banco de dados.

A Interval Licensing entrou com o processo de patentes na sexta-feira (27/8), na Corte do Distrito Oeste de Washington. As empresas citadas no processo são Aol, Apple, eBay, Facebook, Google, Netflix, Office Depot, OfficeMax, Staples, Yahoo e YouTube.

As quatro patentes cobrem diversas tecnologias relacionadas a busca, multimídia, bancos de dados e atividade na tela, explicou David Postman, um porta-voz de Allen. Mais detalhes sobre como os 11 acusados têm infringido as patentes surgirão à medida que o processo progrida, disse.

A Interval Licensing detém patentes da Interval Research, uma empresa já extinta fundada por Allen e David Liddle em 1992 para pesquisar sistemas de informação, comunicações e ciência da computação. As patentes mencionadas no processo cobrem tecnologias Fundamentais da web que foram desenvolvidas primeiro na Interval Research durante a década de 1990, afirmou a empresa em comunicado.

Postman disse que a Interval Research é uma “contribuinte espetacular” para o desenvolvimento da Internet comercial. As patentes são fundamentais para a operação dos principais sites de comércio eletrônico e de empresas de busca, disse.

Representantes do eBay, Google, Yahoo e Apple não responderam imediatamente aos pedidos para comentários. Um porta-voz da Aol recusou-se a comentar.

“Nós acreditamos que este processo é completamente sem mérito e lutaremos contra ele vigorosamente”, disse o porta-voz do Facebook Andrew Noyes.

Site: IDG Now!
Data: 27/08/2010
Hora: 16h57
Seção: Mercado
Autor: Grant Gross
Link: http://idgnow.uol.com.br/mercado/2010/08/27/paul-allen-cofundador-da-microsoft-acusa-11-empresas-de-violar-suas-patentes/