A gigante dos chips anunciou oferta de 1,4 bilhão de Euros pela fabricante dos chips dos iPhone e dos Samsung Galaxy S.
A Intel confirmou hoje que vai realmente adquirir a divisão wireless da Infineon, por 1,4 bilhão de Euros. A aquisição pode ajudar a Intel a crescer mais rapidamente no mercado de smartphones de alto volume, onde a empresa tem presença mínima. A maioria dos smartphones hoje usa chips da rival ARM. E a Infineon deve agregar à rede de clientes da Intel alguns dos maiores fabricantes mundiais de smartphone, já que fabrica os processadores 3G usados nos iPhone, da Apple e Samsung Galaxy S. E alguns chips usados no iPad.
O crescimento no mercado de smartphone é considerado estratégico pela Intel. A companhia acredita que, em pouco tempo, o volume de chips para dispositivos móveis vai ultrapassar CPUs tradicionais que entram em PCs. No início deste ano, a companhia lançou sua versão da família de processadores Atom, de baixo consumo de energia, para smartphones high-end. E planeja o lançamento, em 2011, de novos modelos Atom para dispositivos portáteis sem fio, mais eficientes em energia. A maioria dos chips Atom hoje equipa netbooks.
A Infineon foi formada quando a Siemens separou sua divisão de semicondutores, em 1999. recentemente, a empresa chegou a confirmar negociações com empresas interessadas em comprar sua divisão de Soluções Wireless. Alguns chegaram a especular interesse real da Samsung e Broadcom. Mas a Intel parece ter saído na frente.
A divisão wireless representa cerca de 30% das receitas anuais totais da Infineon, estimadas hoje em 917 milhões de Euros (1,17 bilhões dólares). Só no terceiro trimestre fiscal de 2010, encerrado em 30 de junho, a receita da divisão de Soluções Wireless cresceu 38% em relação ao mesmo período de 2009, chegando a 346 milhões de Euros, representando 29% da receita trimestral total da empresa.
Na semana passada, a Intel afirmou que concordou em comprar a fabricante de software de segurança McAfee por 7,68 bilhões de dólares. As diretorias das duas empresas já aprovaram o acordo.
Site: Computerworld
Data: 30/08/2010
Hora: 8h
Seção: Negócios
Autor: ------
Link: http://computerworld.uol.com.br/negocios/2010/08/30/intel-confirma-interesse-na-divisao-wireless-da-infineon/