Com a decisão, a fornecedora descarta a negociação com a Dell, que tem brigado com a Hewlett-Packard pelo controle da companhia.
Por meio de um comunicado oficial, divulgado no final da noite de sexta-feira (27/8), a 3PAR informou que a diretoria-executiva da companhia aceitou a proposta da Hewlett-Packard, que ofereceu cerca de 2 bilhões de dólares, o equivalente a 30 dólares por ação, para adquirir a empresa, que atua com a oferta de soluções para virtualização de armazenamento. Com isso, a fornecedora colocou um ponto final na disputa entre HP e Dell.
No comunicado oficial, a diretoria-executiva da 3PAR afirma que notificou a Dell que a oferta da HP atende aos requisitos de maior valor, estabelecidos no pré-contrato de compra assinado com a companhia (Dell). Esta última teve um prazo de três dias, que expirou em 27/8, para apresentar uma proposta de aquisição mais alta do que a da Hewlett-Packard.
Na sexta-feira, a 3PAR chegou a anunciar que estaria disposta a aceitar o valor de 1,8 bilhão de dólares proposto pela Dell, mas voltou atrás depois de a HP aumentar a proposta para 2 bilhões de dólares.
A briga pelo controle da 3PAR teve início em 16/8, quando a Dell apresentou a primeira proposta de compra da companhia, na qual ofereceu 1,15 bilhão de dólares. Quando a negociação já estava confirmada, a HP apresentou uma contraproposta, uma semana depois, de 1,6 bilhão de dólares pela fabricante.
Após a primeira contraproposta da HP, a 3PAR interrompeu as negociações com a Dell e deu três dias, contados a partir de 24/8, para que a fabricante aumentasse sua oferta inicial. Assim, em 26/8, a companhia apresentou uma proposta de 24,3 dólares por ação, o que aumentava em 30 centavos de dólar o valor sugerido pela concorrente. No mesmo dia, a Hewlett-Packard divulgou uma intenção de pagar 27 dólares por ação.
Na última sexta-feira, a Dell apresentou sua terceira proposta de compra à 3PAR, na qual oferecia o mesmo valor divulgado pela HP, de 1,8 bilhão de dólares. Mas, na sequência, a HP aumentou a contrapartida, ao oferecer 2 bilhões de dólares pela fornecedora, o que foi aceito pela diretoria-executiva.
No comunicado oficial, a 3PAR não informa se terá de pagar uma multa de 72 milhões de dólares para a Dell, por conta da rescisão de contrato.
Site: Computerworld
Data: 30/08/2010
Hora: 11h10
Seção: Negócios
Autor: ------
Link: http://computerworld.uol.com.br/negocios/2010/08/30/3par-aceita-proposta-de-compra-da-hp/