Vice-presidente da Forrester aponta que 34% dos funcionários da área de tecnologia gostariam de buscar soluções inovadoras, mas não têm apoio do CIO para isso.
O quanto os profissionais da equipe de TI estão capacitados a solucionar problemas de clientes, internos ou externos, relacionados a tecnologias emergentes? E como o CIO está envolvido nessa preparação? "Estas duas perguntas deveriam estar na cabeça do gestor de TI, principalmente, porque elas não saem do radar dos líderes das áreas de negócio", avalia Ted Schafer, vice-presidente e analista da consultoria Forrester Research.
O especialista lembra que, enquanto os departamentos comerciais se esforçam para melhorar seus argumentos de vendas, a partir do uso de conteúdo interativo, e o departamento de marketing busca novas ferramentas de comunicação nas redes sociais, a equipe de TI, na maior parte dos casos, representa um entrave a esses projetos. Isso acontece seja pela dificuldade de oferecer os recursos tecnológicos adequados ou pela incapacidade de entender as demandas específicas dos clientes e o impacto dos projetos para a organização.
No novo ambiente de negócios, Schafer acredita que o CIO precisa melhorar a qualidade dos serviços prestados para os usuários e, principalmente, precisa ter profissionais dedicados a buscar soluções tecnológicas inovadoras e que possam trazer resultados efetivos à organização. "Em um levantamento realizado com 4 mil profissionais de TI, apenas 20% disseram que estão aptos a dar conta desse tipo de questão", explica o vice-presidente. "Ao mesmo tempo, outros 34% informaram que até podem assumir desafios maiores, mas não têm a oportunidade para isso", acrescenta.
Para o analista da Forrester, o primeiro passo para melhorar os serviços prestados pela TI é encontrar os profissionais da equipe capacitados a buscar soluções inovadoras e que aceitem esse desafio. "Cabe a essas pessoas ainda a tarefa de treinar os colaboradores", pontua Schafer, que ressalta: "Os demais funcionários da organização irão adotar novas tecnologias, com ou sem a aprovação do CIO. A diferença é que eles não têm noção de questões de segurança e do impacto que isso pode ter para o parque instalado."
Site: CIO
Data: 16/09/2010
Hora: 08h10
Seção: Gestão
Autor: ------
Link: http://cio.uol.com.br/gestao/2010/09/15/a-ti-esta-despreparada-para-lidar-com-novas-tecnologias-adverte-especialista/