Segurança da informação: empresas devem mudar abordagem

17/09/2010

O relatório divulgado pela Forrester aponta que as organizações correm riscos ao olhar apenas para os riscos externos.

Em estudo divulgado nesta quinta-feira (16/9), a consultoria Forrester Research procura desmistificar uma estratégia tradicional na segurança de TI: manter uma infraestrutura blindada contra agentes externos e deixar os usuários internos acessarem livremente as informações.

De acordo com um dos autores do estudo, o analista John Kindervag, essa estratégia faz com que redes criminosas recrutem pessoas de dentro da organização, desenvolvendo métodos de ataque que minam facilmente os mecanismos de controle. “Para confrontar essas ameaças, os profissionais de segurança da informação devem eliminar a liberdade interna, implementando um forte esquema de segurança em toda a rede, não somente no perímetro”, avalia.

O risco interno é real e já atingiu grandes corporações, como a operadora de telecomunicações norte-americana Sprint. A tele chegou a a ter funcionários presos, por conta da colaboração que os mesmos deram a um esquema de roubo de dados dos clientes.

Outro estudo, da empresa de serviços de telecomunicações e TI Verizon, mostrou que quase metade dos vazamentos de dados nas corporações acontecem por má conduta de usuários internos no acesso a dados sensíveis.

Sabendo dessa ameaça, a agência norte-americana de pesquisas avançadas sobre defesa (DARPA), lançou recentemente um projeto para proteger o principal órgão militar dos Estados Unidos de seus próprios funcionários.

Os fornecedores, que há tempos fazem alertas sobre os perigos internos, estão concentrando esforços em desenvolver ferramentas para tentar proteger as empresas desses vazamentos potenciais. Empresas como CA e Websense lançaram recentemente ferramentas de controle sobre usuários que possuem privilégios de acesso na rede corporativa.

Site: Computerworld
Data: 16/09/2010
Hora: 12h54
Seção: Segurança
Autor: ------
Link: http://computerworld.uol.com.br/seguranca/2010/09/16/corporacoes-devem-mudar-abordagem-de-seguranca-da-informacao/