IBM inaugura centro no País focado na área de recursos naturais

20/09/2010

Unidade vai desenvolver soluções específicas para empresas de petróleo, gás e mineração instaladas no Brasil e no exterior.

Desenvolver aplicações específicas para os setores de petróleo, gás e mineração. Esta é a missão de um Centro de Soluções de Recursos Naturais que a IBM está inaugurando no Brasil.

Sediado no Rio de Janeiro, o centro é o terceiro da companhia no mundo dedicado a esse segmento e desenvolverá aplicações para atender à demanda das empresas brasileiras, bem como exportar soluções. Segundo Paulo Baskerville, diretor do setor industrial da IBM para a América Latina, o País foi escolhido para abrigar muitas oportunidades de negócios entre as corporações do segmento de recursos naturais.

“Nosso objetivo é ajudar as empresas a melhorar a sua eficiência operacional, com o desenvolvimento de soluções de acordo com a necessidade delas”, afirma o executivo. Como exemplo, ele cita que um problema com sistemas pode fazer com que a broca para perfurar poços de petróleo fique parada uma semana, o que geraria um prejuízo de mais de 5 milhões de dólares para a empresa.

“A IBM pode desenvolver uma solução para fazer manutenção preditiva para evitar que a empresa pare sua operação”, avisa Baskerville.

O novo centro funcionará juntamente com o laboratório IBM Research. Este último, um projeto anunciado em junho e que inicia as operações sob o comando do indiano Daniel Dias, que será o diretor no Brasil da nova unidade.

O IBM Research deverá contratar 100 pesquisadores nos próximos cinco anos. O novo laboratório se integra a outros nove que a fornecedora mantém para pesquisa de novas tecnologias. Entre os trabalhos conduzidos no Brasil está o de criar dispositivos para monitorar grandes eventos, como a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.

No mundo, a IBM investe anualmente 5,6 bilhões de dólares em pesquisas e desenvolvimento, mas não revelou o aporte destinado ao laboratório brasileiro. "A meta para o IBM Research Brasil é desenvolver, em cinco anos, o volume de projetos que os outros oito laboratórios de pesquisas realizaram no prazo de dez anos", diz Baskerville.

Site: Computerworld
Data: 17/09/2010
Hora: 11h06
Seção: Tecnologia
Autor: Edileuza Soares
Link: http://computerworld.uol.com.br/tecnologia/2010/09/16/ibm-inagura-centro-no-pais-focado-na-area-de-recursos-naturais/