Intel apresenta plataforma "genérica" para PCs tudo-em-um

21/09/2010

A Intel apresentou no seu showcase a proposta de um novo padrão de formato “genérico” para PCs all-in-one, o que pode baixar o custo desse equipamento para o consumidor final.

Até hoje, a maioria desses equipamentos evoluíram a partir de notebooks, ou seja, eles utilizam placas e componentes de desenho próprio causando assim um impacto direto no custo final do produto, o que de um certo modo vai contra a proposta dos all-in-one de ser um PC de uso geral, simples e acessível.

Nesse caso, a iniciativa da Intel é de propor um padrão de formato que tire o máximo proveito de componentes de prateleira e o desenvolvimento de um novo tipo de placa-mãe mini-ITX de perfil ainda mais baixo que os modelos atuais porém sem perder a sua retrocompatibilidade com o atual padrão ATX.

Isso fica claro na imagem abaixo onde podemos ver uma placa mini-ITX padrão (à esquerda) ao lado com o novo mini-ITX “fino” (à direita) cujas portas de comunicação não ficam mais empilhadas e sim dispostas numa única carreira de componentes (seta em laranja). Note que a placa é alimentada por um bloco transformador externo do mesmo tipo usado nos notebooks.
Outra sacada interessante é a criação de uma abertura lateral que permite que os conectores traseiros da placa-mãe se comuniquem diretamente com o mundo exterior (como nos gabinetes ATX) ao contrário dos all-in-ones atuais que precisam de um painel adicional para reproduzir essa função, economizando assim em mais um componente.

E graças ao menor consumo de energia proporcionado pelo Sandy Bridge também será possível o uso de coolers ainda mais baixos que os atuais modelos que equipam os Core i3/i5, dispensando assim sistemas de dissipação de calor de desenho mais complexo e consequentemente mais caros.

A previsão é que esse padrão de formato comece a aparecer no mercado a partir do ano que vem.

Site: Zumo Blog
Data: 20/09/2010
Hora: 09h51
Seção: Tecnologia
Autor: Mário Nagano
Link: http://zumo.uol.com.br/2010/09/20/intel-apresenta-plataforma-generica-para-pcs-tudo-em-um/