Empresas planejam investir na colaboração entre departamentos de TI

23/09/2010

Empresa investe em modelo colaborativo para incentivar a troca de ideias e experiências entre profissionais de tecnologia em todo o mundo.

Um levantamento recente, realizado com 500 líderes de diversas áreas de negócio em todo o mundo, descobriu que a maioria das empresas investe – ou pretende investir – em iniciativas voltadas a estimular a colaboração entre seus profissionais.

Mais de 80% dos pesquisados pelo estudo, patrocinado pela Avanade, disseram que a colaboração representa uma chave para o sucesso dos negócios nesse novo ambiente econômico. Cerca de 75% deles informaram ainda que planejam melhorar as ferramentas de comunicação no próximo ano, para suportar e incentivar os ambientes colaborativos.

Se o cenário exigirá da TI ferramentas e sistemas voltados a contribuir com a criação de ambientes colaborativos, por outro lado, obrigará a uma mudança de postura dos profissionais que atuam nos departamentos de tecnologia. “Essas pessoas carregam o estigma de não serem particularmente colaborativas”, avalia Jeffery Hammond, analista da consultoria Forrester Research, que preparou um estudo sobre como desenvolver equipes de alta performance.

“Muitos departamentos de TI não valorizam a colaboração pelo fato de operarem no modelo tradicional de comando e controle”, analisa Hammond, que completa: “Como resultado, desestimulam o trabalho colaborativo e, mais importante, não valorizam a criatividade.”

Uma situação que, na visão do especialista, pode se tornar um problema, em especial nesse momento, no qual a colaboração tem se tornado uma questão imperativa para as corporações. Ao mesmo tempo, ele aponta que uma postura colaborativa pode ser valiosa para os departamentos de TI, que contam hoje com um número restrito de profissionais e precisam buscar ideias criativas para solucionar as questões de negócio, “sem ter de reiventar a roda”.
A boa notícia, segundo Hammond, é que os funcionários da TI podem ser tão criativos e colaborativos quanto qualquer outro profissional. Um estudo realizado, em 2009, pela Forrester com desenvolvedores, descobriu que metade deles escreve seus códigos fora do trabalho e cerca de 20% participam de projetos de open source (código aberto). “Esse é um sinal de que essas pessoas estão interessadas em colaboração”, aponta.

Mas como desenvolver esse espírito de colaboração e criatividade no departamento de TI? A seguir, a fabricante de semicondutores Applied Materials conta como tem implementado essa iniciativa.

Site: IDG Now!
Data: 22/09/2010
Hora: 07h30
Seção: Computação Corporativa
Autor: Tam Harbert
Link: http://idgnow.uol.com.br/computacao_corporativa/2010/09/22/empresas-planejam-investir-na-colaboracao-entre-departamentos-de-ti/