Tecnologia faz parte do projeto Northstar, baseado em um conjunto de software para tornar os websites mais interativos e integrados com redes sociais.
De carona na disseminação das redes sociais e no uso dessas novas mídias como canal de relacionamento das empresas com os clientes, a IBM lançou no mercado mundial o projeto Northstar. Este último faz parte de um investimento de 100 milhões de dólares que a fabricante prepara em pesquisa e desenvolvimento para entrega de novas soluções para o segmento corporativo.
O projeto se baseia em um conjunto de softwares que integra a nova versão da linha Customer Experience Suite, para construção e gerenciamento de portais corporativos preparados para serem acessados pela internet fixa e móvel. Ao apresentar a solução no Brasil, o presidente mundial de software Lotus da IBM, David Farrell, destacou que os clientes da Web 2.0 estão forçando as companhias a mudarem a forma de atuação no mundo virtual.
Quanto aos usuários que devem aderir às novas funcionalidades oferecidas pela Customer Experience, Farrell explica que 1/3 da atual base de usuários da plataforma - formada hoje por mais de 8 mil clientes ao redor do mundo - adote a versão atualizada, em 12 meses.
“Queremos, em dois anos, conquistar 16 mil assinantes com essa solução”, estima o executivo.
Os próprios usuários finais, na visão do presidente, têm estimulado a adoção de novas ferramentas. Ele lembra que os consumidores esperam que os portais corporativos ofereçam a mesma interatividade e a velocidade que encontram nas redes sociais, como Twitter e Facebook. O executivo observa que algumas organizações de setores como aéreo, financeiro, governo e saúde já despertaram para essa exigência e aprimoraram seus sites.
Farell considera que a popularidade da banda larga e o aumento dos smartphones vão tornar os portais corporativos um canal importante para fazer negócios e se relacionar com os clientes.
Por isso, enfatiza a necessidade de os websites estarem preparados para acesso por qualquer dispositivo móvel. Ele considera que atendimento personalizado com interatividade e a integração com diversos serviços serão recursos imprescindíveis para retenção dos consumidores.
O executivo da IBM afirma que a nova geração de portais corporativos é dotada de ferramentas para gerar campanhas em tempo real, analisar o comportamento dos clientes e oferecer serviço de acordo com o perfil dos clientes. Outra vantagem é que as lojas virtuais podem funcionar integradas com os fornecedores, para receberem reclamações dos clientes e evitar que eles levem sua insatisfação para as redes sociais.
“As empresas que estão conectadas com os fornecedores reagem mais rapidamente”, afirma Mário Costa, gerente de portais corporativos da IBM Brasil, lembrando a sua própria experiência. Ele comprou um produto em uma loja de e-commerce que não lhe deu resposta para a reposição de uma peça. Ao colocar uma mensagem no Twitter, o fornecedor entrou em contato com ele e o problema foi resolvido.
Site: Computerworld
Data: 22/09/2010
Hora: 08h15
Seção: tecnologia
Autor: Edileuza Soares
Link: http://computerworld.uol.com.br/tecnologia/2010/09/21/ibm-investe-na-demanda-por-portais-corporativos/