A Portugal Telecom deverá estar, oficialmente, dentro do capital acionário da Oi em meados de dezembro. A previsão foi feita nesta quarta-feira, 22/09, pelo administrador da concessionária, Otávio Marques de Azevedo, à Lusa, em Bruxelas.
"É um processo longo, que pressupõe capitalizações nas diversas empresas da estrutura societária do Grupo Telemar e da Oi e, com isso, eu diria que, após estas operações, o processo deverá estar concluído em meados de Dezembro", disse Marques de Azevedo, que integra o conselho de administração do Grupo Oi.
No Brasil, a entrada da PT na Oi também deverá receber a anuência da Anatel - a empresa analisa primeiro a saída da PT da Vivo e a transferência das ações para a Telefónica, para depois avaliar o acordo firmado entre a operadora portuguesa e a Oi.
Marques de Azevedo participou nesta quarta-feira, em Bruxelas, no seminário sobre as relações UE-Brasil no domínio da sociedade de informação e media. Para que a Portugal Telecom possa ainda entrar na Oi, a Telefônica terá que pagar parte dos 7,5 bilhões de euros da compra da parte da operadora portuguesa na Vivo. Expectativa é que esse repasse aconteça ainda em setembro.
No dia 28 de julho, a Portugal Telecom anunciou a venda da sua parte no controle da Vivo por 7,5 bilhões de euros. Ao mesmo tempo, divulgou a entrada no capital da Oi, com a aquisição de 22,4%, num investimento de 3,7 bilhões de euros.
Pelo acordo, a PT terá ainda "uma participação relevante" na gestão da Telemar Participações e das suas subsidiárias e nomeará dois administradores para a Telemar Participações - um deles suplente - e dois membros efetivos do conselho de administração Tele Norte Leste (TNL).
Site: Convergência Digital
Data: 22/09/2010
Hora: 16h20
Seção: Telecom
Autor: Ana Paula Lobo
Link: http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=23815&sid=8