Das 63 entidades selecionadas para implantarem 6,5 mil novos telecentros, 58 já firmaram convênio com o programa e começaram a discutir os próximos passos em um seminário realizado em Brasília. O cronograma que previa a instalação de 3 mil centros públicos de acesso à internet ainda neste ano, no entanto, sofre com alguns atrasos. Os endereços só foram confirmados no início da semana e há dúvidas sobre a garantia das conexões.
“Muitas entidades, sendo que cada uma delas será responsável por pelo menos 10 telecentros, forneceram endereços de suas sedes, mas não dos locais onde os centros serão efetivamente instalados, e alguns serão em locais remotos. Mesmo assim, o Ministério das Comunicações garante que vai entregar os kits até o fim do ano. O que pode demorar um pouco mais são as conexões”, admite a coordenadora executiva do Telecentros.BR, Cristina Mori.
Segundo ela, as conexões seguirão o modelo do Gesac, de conexões por satélite, mas que garantem acessos a 256 kbps e 512 kbps aos telecentros - sendo que cada um deles tem, pelo menos, 10 computadores. O objetivo é que parte das conexões se dêem também via DSL.
Site: Convergência Digital
Data: 23/09/2010
Hora: 13h52
Seção: Inclusão Digital
Autor: Luís Osvaldo Grossmann
Link: http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=23826&sid=14