Interadapt aposta em BI na nuvem para analisar processos de TI

24/09/2010

Empresa lançou uma solução pelo modelo de software com serviço para traçar indicadores da governança de TI de acordo com as melhores práticas do mercado.

A empresa brasileira Interadapt, que presta serviços e consultoria de TI, resolveu ampliar seus negócios e investiu na criação de uma unidade de Business Intelligence (BI), pela qual vai oferecer uma solução para análise da governança em TI pelo modelo de software como serviços (SaaS). O serviço faz parte da estratégia da companhia de entregar aplicações por meio de cloud computing.

Para atuar com esse modelo, a empresa desenvolveu o software o Interadapt-Cube, BI que mede a conformidade dos processos de TI com as melhores práticas do mercado. A solução é baseada em indicadores para alinhamento da TI aos negócios como os recomendados por Information Technology Infrastructure Library (ITIL), Control Objectives for Information and related Technology (Cobit) e Committee of Sponsoring Organizations of the Treadway Commission (Coso).

O presidente da Interadapt, Renato José Ferreira, explica que em nove anos a empresa atuou com software de terceiros nos projetos de governança em TI, que representam cerca de 80% de sua receita, que em 2009 foi de 13,3 milhões de reais e tem previsão de fechar 2010 com movimento de 20 milhões de reais.

No ano passado, ele conta que percebeu que os CIOs estavam buscando soluções prontas para gerenciar e fazer auditoria dos sistemas de TI com mais velocidade e redução de custos. A empresa decidiu então investir em um BI específico para governança em TI para tratar as informações e mostrar o desempenho da gestão dos processos.

Ferreira observa que os gestores estão sendo muito pressionados a alinhar a TI com as exigências dos negócios. O novo BI vem com a proposta de avaliar a maturidade do nível de serviço, a segurança dos sistemas de informação, medir riscos de software e outros processos com base em situações previstas. “Somente em ITIL, apresentamos 31 métricas para que os gestores façam comparações de como está a conformidade com as melhores práticas”, afirma o presidente da Interadapt.

O software permite também que as companhias levem suas métricas para o sistema, traçando um diagnóstico da governança dos processos de TI e apresentando sugestões do que precisa ser feito para aderência dos sistemas com os padrões do mercado.

Site: Computerworld
Data: 23/09/2010
Hora: 14h08
Seção: Gestão
Autor: Edileuza Soares
Link: http://computerworld.uol.com.br/gestao/2010/09/23/interadapt-aposta-em-bi-na-nuvem-para-analisar-processos-de-ti/