Allied Telesis inicia produção de switches no Brasil em 2011

27/09/2010

Fabricante japonesa de equipamentos para rede quer ser a terceira maior fornecedora do setor no País em três a cinco anos.

A companhia japonesa Allied Telesis, que fornece equipamentos para redes, escolheu o Brasil para implementar a sua terceira fábrica. A empresa pretende produzir switches no País a partir de 2011, com montagem terceirizada. Para preparar o terreno, a empresa acaba de oficializar a abertura de sua subsidiária local.

Os planos da companhia são de iniciar a produção local no segundo semestre do próximo ano. “Vamos escolher um parceiro, pois já definimos que não teremos fabrica própria”, afirma Adriano Luz, executivo que foi nomeado para ser o diretor-geral da Allied Telesis do Brasil. 

Com faturamento de 400 milhões de dólares em 2009, a Allied conta atualmente com duas fábricas na Ásia, uma na China e outra em Cingapura. Até então, a empresa atuava no Brasil por meio de três distribuidores: Horus Telecom,  Net Plus Teleinformática e Plug Mais. Mas Luz informa que o aquecimento da economia do País estimulou a empresa a montar uma operação local, com o intuito de ficar mais próxima de seus clientes.

“Nossos concorrentes estão aqui há mais tempo”, afirma o diretor-geral da companhia, ao citar a atuação de competidores diretos, como Cisco, 3Com (comprada pela HP) e Extreme Networks.

A fabricante japonesa traçou uma estratégia agressiva para ganhar participação no segmento de médias e grandes empresas na América Latina. “Nossa meta para o Brasil é ser o terceiro maior fornecedor de soluções de redes nesse segmento dentro de três a cinco anos”, avisa Luz.

O executivo acredita que as recentes aquisições entre fabricantes do mercado de tecnologia deixarão lacunas que poderão ser preenchidas pela Allied Telesis. A principal aposta da companhia para crescer no Brasil é o fornecimento de switches e soluções triple play, que permitem oferecer serviço de voz, dados e multimídia por um único canal de comunicação de banda larga.

Luz observa que as operadoras de telecomunicações brasileiras querem ser prestadores de serviços triple play, para explorar principalmente o mercado de IPTV, ou seja, de TV pela internet.

Para explorar esse mercado, a primeira iniciativa da operação local é o lançamento no Brasil do programa global de canais, denominado “Allied Telesis Partner Program”. O objetivo, informa o executivo, é manter vendas 100% indiretas, a partir de uma rede de distribuidores e revendas locais.

Site: Computerworld
Data: 24/09/2010
Hora: 13h38
Seção: Negócios
Autor: Edileuza Soares
Link: http://computerworld.uol.com.br/negocios/2010/09/24/allied-telesis-inicia-producao-de-switches-no-brasil-em-2011/