Salão da Inovação: ensinando o caminho das pedras
Em sua segunda edição o Salão da Inovação apresentou produtos e serviços inovadores de empresas recém implantadas no mercado brasileiro. Os projetos selecionados foram apresentados a uma banca formada por investidores brasileiros e americanos, executivos de mercado e empresários, que orientaram diretrizes de forma a incrementar a taxa de sucesso dos novos empreendimentos.
Na banca da manhã destacaram-se: DevelopIT, empresa de Porto Alegre que presta serviços de consultoria e treinamentos em tecnologias Microsoft. “Com o crescimento do movimento de software livre, poucas empresas nascentes se dedicam a criar soluções em tecnologias Microsoft. O serviço possui amplo mercado para atuação”, analisou Rui Lopes. Fabio Cerdeira, do Rio de Janeiro, desenvolveu um sistema de compras em supermercado pela internet. “A solução é inovadora e atende as demandas do consumidor. Se o marketing for utilizado corretamente, este é o futuro das compras em supermercado”, avaliou Ricardo Dortas.
Na banca da tarde o destaque foi da Punch! Comunicação, empresa do Rio de Janeiro que atua na comunicação estratégica de conteúdos em múltiplas plataformas, pioneira no desenvolvimento de tecnologia e conteúdo para iPad no Brasil. “O diferencial da empresa está nos seus desenvolvedores. As ideias estão à frente do seu tempo e isso é inovar”, garantiu Alex Pinheiro.
As principais questões apontadas pela banca foram a estratégia de marketing utilizada pelas empresas, o nível de conhecimento de seus concorrentes diretos e o verdadeiro diferencial dos produtos e serviços oferecidos. “Todos os projetos apresentados são inovadores e possuem apelo comercial. O passo fundamental para seu bom desempenho, no entanto, é o desenvolvimento de um plano de negócios”, concluiu José Afonso Oliveira Júnior, coordenador do Salão da Inovação.