Intel admite problemas com pirataria de Blu-ray

29/09/2010

O vazamento do código-chave do padrão HDCP, usado para proteção de conteúdo de alta definição, pode prejudicar o desenvolvimento do mercado mundial de discos Blu-ray. Quem admite é a Intel, empresa criadora do padrão que passou a ser usado por todos os fabricantes de players e produtores de discos Blu-ray.

"É difícil prever o que acontecerá", comentou na semana passada Tom Waldrop, porta-voz da Intel. "O fato é que testamos o material que vazou pela internet e concluímos que existe a possibilidade de, a partir desse código, produzir chips para replicar discos protegidos".

Na última terça-feira, o código-mestre do HDCP (High Definition Copy Protection) apareceu descrito num blog especializado em informática e foi imediatamente replicado via Twitter e copiado em diversos sites. O código, contendo uma seqüência binária que corresponde à criptografia do padrão, criado em 2004, abre a possibilidade, segundo especialistas, de que laboratórios piratas produzam chips para fabricação de drives capazes de ler qualquer disco Blu-ray.

Até ontem, nem a empresa DCP, responsável pela administração do uso do código, nem os distribuidores de filmes, haviam se manifestado oficialmente sobre o problema.

Site: Revista Home Theater
Data: 28/09/2010
Hora: 09h40
Seção: Notícias
Autor: ------
Link: http://revistahometheater.uol.com.br/site/tec_noticias_02.php?id_lista_txt=6698