Estatal espera realizar primeiros testes da rede do Plano Nacional de Banda Larga no começo de dezembro, mas não garante que dará tempo entregar acesso para as 100 cidades contempladas na primeira fase.
A Telebrás corre contra o tempo para conseguir cumprir o planejamento de levar banda larga para cerca de 100 cidades do Brasil ainda em 2010. Para atender esse cronograma, a estatal deverá realizar três pregões eletrônicos no mês de outubro para a seleção de fornecedores dos equipamentos necessários para que a rede do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) esteja pronta para fazer os primeiros testes no início de dezembro.
“O prazo é apertado para ligar 116 cidades ainda este ano”, reconheceu o presidente da Telebrás, Rogério Santana, durante o III Seminário TelComp 2010, realizado em São Paulo. Santanna informou ainda que os cronogramas podem não ser cumpridos, caso os editais sejam contestados.
Santanna lembrou que a estatal ainda está recebendo contribuições para a consulta pública do primeiro pregão para a compra dos equipamentos para backbone baseados na tecnologia Dense Wavelength Division Multiplexing (DWDM). O prazo para receber as propostas da indústria e sociedade é até 1/10. Além disso, a Telebrás promete publicar, na próxima quinta-feira (30/9), outros dois editais: para aquisição dos rádios que vão interligar os enlaces de fibra óptica e para seleção dos fornecedores de switches IP.
A Telebrás espera que a implementação dos equipamentos para acender a infraestrutura do PNBL tenha início em novembro. Essa rede tem a meta de cobrir na primeira fase 100 cidades, mais 15 capitais, além do Distrito Federal, em torno do anel Sudeste e Nordeste.
O presidente da Telebrás ressaltou também que, independentemente de interligar as cidades, a estatal deve estar preparada para começar a vender capacidade de transmissão para pequenos provedores de acesso, escolhidos pela autarquia para serem seus aliados grandes aliados na tarefa de levar banda larga para 4.283 municípios até 2014.
Site: Computerworld
Data: 28/09/2010
Hora: 20h20
Seção: Telecom
Autor: Edileuza Soares
Link: http://computerworld.uol.com.br/telecom/2010/09/28/telebras-admite-dificuldades-para-cumprir-metas-de-2010/