Cloud computing vira desafio para fornecedores tradicionais

30/09/2010

Especialistas defendem que empresas entrantes devem tirar vantagem desse novo modelo computacional.

Existe uma tendência de que as empresas migrem suas aplicações legadas para a nuvem, mas novos sistemas precisarão ser criados para que as organizações tirem todas as vantagens dos serviços baseados em cloud computing (computação em nuvem). Um cenário que cria oportunidade para fornecedores entrantes, mas desafia a indústria tradicional, de acordo com especialistas.

Empresas como Oracle, SAP e CA estão certificando seus softwares para que eles rodem na nuvem. “Mas isso não traz todos os benefícios imediatos do modelo, como escala e elasticidade. O que exigirá o desenvolvimento de novos aplicativos”, avaliou o CTO da divisão de Web Services da Amazon, Werner Vogels, durante um painel de discussões que reuniu uma série de fornecedores de cloud computing, nesta semana, em Boston (Estados Unidos).

A opinião do executivo da Amazon tem sido compartilhada por uma série de analistas, que consideram cloud computing como uma oportunidade para criar novos serviços, mas enxergam um desafio para os fornecedores tradicionais, incluindo as operadoras de telecom.

Vogels citou o exemplo das operadoras de telecom. “Daqui a pouco ninguém mais vai comprar o próprio PABX”, destacou o executivo. Em vez disso, as organizações tendem a usar serviços de voz na nuvem, oferecidos por start-ups.

“As teles estão olhando esse movimento e pensando: O que está acontecendo? Por que não consigo me mover tão rápido?”, afirmou o CTO. “O que a nuvem permite fazer, qualquer empresa jovem com uma boa ideia pode executar muito mais rápido que fornecedores consagrados”, complementou.

A Citrix concorda que o legado pode ser um desafio para grandes fornecedores interessados em atuar com cloud computing. “É uma notícia desesperadamente ruim para o Windows”, considerou o CTO da companhia, Simon Crosby. Para ele, as receitas provenientes com o Azure – plataforma de serviços na nuvem da Microsoft – não serão suficientes para compensar as perdas com as vendas futuras do sistema operacional (Windows).

Já o diretor-geral da divisão Windows Azure na Microsoft, Doug Hauger, defendeu que a fornecedora aposta suas fichas na confluência de três tendências: TI como serviço, mobilidade e cloud computing. “Inovar nesse ambiente será incrivelmente interessante e existe muito espaço para ocupar”, analisou Hauger.

O diretor da Microsoft destacou ainda que nem tudo se restringe ao desenvolvimento. “Há também a necessidade de construir plataformas que permitam a integração de aplicativos distribuídos”, informou o executivo, ao destacar que isso possibilitará que as soluções naveguem entre diferentes ambientes – tradicionais e na nuvem. Isso significa que um fornecedor pode construir uma aplicação em Azure para usuários do iPhone ou um serviço na Amazon que possa ser utilizado em um PC com Windows, exemplificou.

Site: Computerworld
Data: 29/09/2010
Hora: 07h05
Seção: Tecnologia
Autor: ------
Link: http://computerworld.uol.com.br/tecnologia/2010/09/28/cloud-computing-desafia-fornecedores-tradicionais/