Rede de terminais da Cielo aceitará celulares do sistema Paggo, da Oi, como forma de pagamento em todo o país.
O Banco do Brasil e a operadora de pagamentos Cielo anunciaram nesta quarta (29) uma parceria com a operadora Oi para um sistema de pagamentos móveis (m-payment) em todo o país.
O objetivo é formar uma plataforma comum para pagamentos via celular. De acordo com as empresas, com o acordo o número de estabelecimentos que aceitarão pagamentos pelo telefone saltará de 75 000 para 1,8 milhão.
A operação envolve dois negócios. O BB e a Oi vão emitir cartões de crédito com ambas as marcas (co-branded) e pré-pagos. Clientes da Oi poderão até ter cartões "virtuais" do Banco do Brasil, apenas baixando um software no celular. O BB irá oferecer cartões para toda a base de clientes da operadora, e estes não precisarão ser correntistas do banco. "Conceitualmente, é uma grande mudança", diz o diretor de cartões do Banco do Brasil, Denilson Molina.
"Poderemos levar os cartões de crédito para as classes C e D, além de oferecer uma série de serviços, como débito e pré-pago para os clientes da Oi".
Paggo Soluções
Além disso, a Cielo fechou um acordo de investimento com a Paggo, empresa de pagamento móvel da Oi, em uma nova sociedade, chamada Paggo Soluções. A Paggo Acquirer e a CieloPar deterão, cada, 50% da Paggo Soluções. A operação deve entrar em funcionamento a partir de janeiro, dizem as empresas.
A Cielo passará a aceitar em seus POS (terminais eletrônicos de venda) o sistema Paggo, da Oi. Além disso, o Paggo também aceitará em seus celulares cartões de bandeiras credenciadas pela Cielo, como Visa, Mastercard e Elo.
Os pagamentos são feitos via SMS. O lojista informa em seu POS o número do cliente Paggo. O consumidor recebe um SMS com as informações da compra, digita uma senha e libera a compra. Aí, o vendedor recebe no terminal a confirmação. "Não há cobrança pelas mensagens nem pelo uso do sistema", explica João Silveira, diretor de mercado da Oi. Além disso, as compras são separadas da conta telefônica. "Uma vantagem que vimos na parceria com a Cielo é poder estabelecer um modelo cômodo para a alta renda e uma alternativa para as outros públicos, pois há muitos estabelecimentos que não aceitam cartões de crédito", diz.
Também será possível que um lojista tenha como único terminal de vendas um celular. "Isto é muito útil para vendedores que precisam de mobilidade, como consultoras de cosméticos", explica Eduardo Chedid, vice-presidente de soluções e negócios da Cielo.
Segundo Silveira, a meta é adicionar 1 milhão de clientes ao sistema por mês, a partir de meados do ano que vem. "Mas o ano da maturidade será em 2012", diz. A operadora hoje tem 30 milhões de clentes de telefonia celular.
De acordo com Molina, do BB, apenas 2% da população utiliza celulares como meio de pagamento. "Em alguns países da Ásia, esse índice é de 50%, portanto temos muito a crescer ainda", diz.
Site: IDG Now!
Data: 29/09/2010
Hora: 12h45
Seção: Telecom e Redes
Autor: Renato Rodrigues
Link: http://idgnow.uol.com.br/telecom/2010/09/29/m-payment-celular-Oi-Paggo-Cielo/