Consultoria aponta que as ferramentas para controlar o consumo precisam ser mescladas com ações efetivas nesses ambientes.
A conta de energia elétrica representa cerca de 12% dos gastos de um data center na atualidade e significa o custo que mais cresce nesses ambientes, de acordo com relatório da consultoria Gartner. Os analistas informam que a situação tende a ficar pior nos próximos anos, o que exigirá uma nova postura dos gestores de TI.
No relatório, o vice-presidente de pesquisas da Gartner Rakesh Kumar lembra que a expectativa de um incremento de 5% nas vendas mundiais de servidores para os próximos dois anos sinaliza para a necessidade de controlar os custos e o consumo de energia nos data centers. O primeiro passo para isso, aconselha Kumar, é analisar todos os itens que influenciam nesses gastos.
Como reflexo desse cenário, a consultoria prevê que, em 2015, cerca de 80% dos grandes data centers do mundo utilizarão o conceito de PUE (Power Utilization Efficincy) – métrica para análise de consumo da energia elétrica criada pelo Green Grid.
Os analistas indicam, no entanto, que as ferramentas para medir o consumo de energia só serão eficientes se utilizadas em conjunto com ações efetivas para um consumo mais inteligente dos recursos. Para tanto, indicam que a TI só conseguirá ter uma visão real dos gastos energéticos de um data center quando combinar a análise de cinco áreas: o prédio no qual o centro de processamento de dados está instalado; a rede elétrica; os racks; os hardwares de TI; e as máquinas virtuais.
Site: Computerworld
Data: 29/09/2010
Hora: 12h41
Seção: Gestão
Autor: ------
Link: http://computerworld.uol.com.br/gestao/2010/09/29/energia-desafia-controle-de-custos-dos-data-centers-diz-gartner/