Levantamento da Barclays destaca ainda que a virtualização causou impacto maior do que o esperado no mercado de TI.
A empresa de investimentos Barclays Capital constatou, em sua pesquisa anual com líderes de tecnologia BarCap CIO, que os gastos das empresas com tecnologia estão migrando de forma acelerada de hardware e infraestrutura para software e serviços. Ao mesmo tempo, os CIOs projetam crescimentos modestos no orçamento de TI no consolidado de 2010 e também em 2011.
Na área de hardware, a única exceção é o setor de armazenamento, que mantém a tendência de crescimento registrada nos últimos anos. O que tende a favorecer fornecedores como a EMC e a NetApp, aponta o estudo. Contudo, os grandes beneficiados pelas perspectivas de incremento dos investimentos em software e serviços são IBM, HP e Dell, as quais concentram, respectivamente, 83%, 34% e 25% do faturamento proveniente dessas ofertas.
A Barclays cita, no entanto, que a tendência das empresas desacelerarem os investimentos em servidores, tende a afetar, negativamente, as mesmas três fornecedoras. Isso porque, a empresa lembra que, hoje, 10% da receita da IBM e 12% do faturamento da Dell e da HP estão relacionados às vendas desses equipamentos.
Ainda segundo o levantamento, a virtualização tem um papel-chave no mercado de TI e deve ser observada de perto pelos fornecedores. O papel da tecnologia na mudança do mercado já era prevista, mas, de acordo com a Barclays, a tendência se efetivou antes do esperado. Com isso, virtualização deve provocar um impacto positivo no mercado de software muito maior do que o esperado inicialmente.
Site: Computerworld
Data: 04/10/2010
Hora: 13h30
Seção: Negócios
Autor: ------
Link: http://computerworld.uol.com.br/negocios/2010/10/04/empresas-gastam-mais-com-software-e-servicos-mostra-estudo/