HP reforça software para brigar com IBM e Oracle

05/10/2010

Ao nomear Leo Apotheker, ex-presidente da SAP, para o posto de presidente-executivo, a HP pode estimular uma onda de transações no setor de software ao tentar reforçar uma das partes menos desenvolvidas dos negócios da empresa para brigar com IBM e Oracle.

Isso porque, de acordo com a Agência Reuters, Apotheker enfatizou que software é a 'cola' que mantém as demais porções dos negócios da HP unidas. Alguns analistas prevêem, por isso, que a HP tomará o caminho das aquisições. Software responde por apenas 3% do faturamento do grupo, ante mais de 20% na IBM, e Brian Marshall, analista da Gleacher & Co., define esse segmento como "o calcanhar de Aquiles" da HP.

Agora, a crescente popularidade da computação em nuvem, que permite acesso a software via Internet pelos usuários, significa que as empresas quase certamente adquirirão menos servidores e outros computadores no futuro, o que representa ameaça para a HP, cuja atividade central é a produção de hardware.

"Considerando que servidores, notebooks e computadores de mesa responderam por cerca de 40% do faturamento total da HP em 2009, é justo presumir que a empresa terá alguns problemas a enfrentar no futuro não muito distante", disse Marshall.

Mas os alvos disponíveis estão se tornando mais escassos, à medida que as empresas de tecnologia dotadas de boas reservas de caixa buscam aquisições em termos favoráveis após a crise financeira internacional.

Nos últimos meses, a HP tomou o controle da ArcSight, produtora de software de segurança, por 1,5 bilhão de dólares; a Intel desembolsou 7,7 bilhões de dólares pela McAfee; a IBM adquiriu a Netezza por 1,7 bilhão de dólares; e a Symantec adquiriu a divisão de autenticação de pagamentos da Verisign por cerca de 1,3 bilhão de dólares.

E uma vez que IBM, Oracle e outros fornecedores de tecnologia já adquiriram ativos de software em anos recentes para se expandir além do hardware, a HP pode não ter muita escolha.

Site: Convergência Digital
Data: 04/10/2010
Hora: 14h10
Seção: Negócios
Autor: ------
Link: http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=23929&sid=5