Nova descoberta científica pode ampliar força dos gadgets

06/10/2010

Cientistas norte-americanos descobriram outro uso para o grafeno, criando pequenas ondulações, chamadas de nanobubbles.

Depois das comentadas baterias de lítio revestidas de grafeno (folha de átomos de carbono) que em poucos minutos podem ser recarregadas, alguns cientistas da Universidade da Califórnia, em Berkeley, descobriram outro uso para o material de carbono com espessura equivalente a um único átomo.

Os cientistas foram capazes de fazer os elétrons no grafeno reagirem como se estivessem expostos a um forte campo magnético – algo que tem grandes implicações sobre a construção de pequenas, porém importantes peças de dispositivos eletrônicos.

No início deste ano, Michael Crommie, um físico do Laboratório Lawrence Berkeley National Lab (LBNL) e uma equipe de sete outros cientistas, notaram que ao esticar essas finas folhas de carbono, como se estivesse puxando um lençol, três dos seus quatro cantos produziram pequenas dobras ou ondulações, chamadas de nanobubbles (em tradução livre, algo como nanobolhas).

Os elétrons em torno destas pequenas ondulações agiram como se estivessem em um lugar com força magnética de até 300T (Unidade de densidade de fluxo magnético, conhecida como Tesla) –  apesar da falta de um campo com magnetismo suficiente. Para referência, é 100 vezes a intensidade de aparelhos de ressonância magnética.

Estranhamente, nada fora dos próprios elétrons foi afetado. Por isso, apesar da enorme força, ainda foi seguro para os cientistas observar o grafeno sem grandes precauções. A capacidade de controlar a existência de tais forças magnéticas poderosas poderia levar ao aperfeiçoamento dos alternadores em semi-condutores.

Crommie, particularmente, se mostrou entusiasmado sobre o controle dos elétrons ao redor das ondulações, conforme demostrado pelos cientistas.

O estudo ainda está em curso e, segundo ele, a equipe na LBNL está trabalhando na reprodução do efeito usando diferentes substratos.

"Agora temos novas idéias... estamos progredindo", declarou ele, ao comentar sobre o avanço no controle de elétrons de grafeno para o uso em dispositivos eletrônicos.

Site: IDG Now!
Data: 05/10/2010
Hora: 13h23
Seção: Computação Pessoal
Autor: Megan Geuss
Link: http://idgnow.uol.com.br/computacao_pessoal/2010/10/05/nova-descoberta-cientifica-pode-ampliar-forca-dos-gadgets/