Participação do Internet Explorer no mundo fica abaixo dos 50% pela primeira vez

06/10/2010

Firefox se mantém como o segundo navegador mais usado, mas, participação do Chrome triplicou nos últimos 12 meses.

Uma pesquisa da consultoria StatCounter indicou que, pela primeira vez, a participação do Internet Explorer no mercado de navegadores ficou abaixo dos 50%. Segundo o relatório, o browser da Microsoft tem atualmente, 49,87% de share no setor.

“Este é, certamente, um marco na guerra dos navegadores da Internet, comentou Aodhan Cullen, CEO da StatCounter. “Há dois anos, o IE dominou o mercado mundial, com 67% de participação”.

Cullen acrescentou que o acordo da Microsoft com as autoridades de concorrência da Comissão Europeia (UE) foi determinante para esta mudança. O acerto visava oferecer aos usuários do Velho Continente mais escolhas de browsers, sendo que a participação do IE na região ficou abaixo dos 50% a partir de março deste ano.

Ainda na Europa, a quota de mercado do IE caiu para 40,26% em setembro deste ano. No mesmo mês do ano passado, esse número era de 46,44%. Já na América do Norte o browser da MS ainda domina mais da metade do mercado, com 52,3%, seguido pelo Firefox com 27,21% e o Chrome em 9,87%.

De acordo com o documento, o Firefox segue como o segundo browser mais popular, com 31,5% de participação. Já o Chrome mantém sua tendência de crescimento e mais do que triplicou seu share, subindo de 3,69% em setembro de 2009 para 11,54% no mesmo período deste ano. Aliás, a ascensão do navegador do Google na América do Norte também tem impressionado. Em junho deste ano, ele ultrapassou o Safari, da Apple, pela primeira vez.

O relatório StatCounter Global Stats é baseado em dados agregados coletados pelo StatCounter em uma amostra superior a 15 bilhões de page views por mês, recolhidos em mais de 3 milhões de sites.

Site: IDG Now!
Data: 05/10/2010
Hora: 16h52
Seção: Internet
Autor: Rui Maciel
Link: http://idgnow.uol.com.br/internet/2010/10/05/participacao-do-internet-explorer-no-mundo-fica-abaixo-dos-50-pela-primeira-vez/