De acordo com pesquisa da Dynamic Market, as empresas estão desperdiçando elevadas quantias em programas que não são utilizados.
As empresas estão desperdiçando elevadas quantias em softwares que não são utilizados por seus funcionários. É o que indica uma recente pesquisa feita pela consultoria Dynamic Market.
De acordo com o estudo, realizado com funcionários de TI da Europa, 81% deles acreditam que suas redes corporativas armazenam programas e dados que não são úteis para o cotidiano da empresa, mas que causam um significativo impacto de tempo e de gerenciamento.
Entre os entrevistados, 75% disseram que suas instituições possuem aplicações que não foram utilizadas nos últimos três anos. Em média, elas representaram um quarto do número total de recursos instalados nos sistemas.
Segundo o estudo, o problema é nítido em corporações com mais de mil funcionários, no qual estima-se que o gasto seja superior a 2 milhões de euros (2,78 milhões de dólares) por ano.
Além disso, 86% dos profissionais de TI acreditam que os sistemas corporativos funcionariam com mais eficiência se tais aplicações fossem totalmente removidas.
Uma outra descoberta é a de que os profissionais voltados para departamentos de vendas e marketing estão menos dispostos a mudar quando se trata de software e aplicações para sistemas existentes.
Nessas áreas, 46% dos especialistas em TI disseram que os aplicativos não utilizados não seriam removidos de seus sistemas corporativos, porque os dados poderiam ser necessários em uma data posterior.
O estudo abordou mais de 600 pessoas de vendas, marketing e TI, em países como França, Alemanha e Reino Unido, de nível médio ou superior. As organizações tinham no mínimo 250 funcionários.
Site: IDG Now!
Data: 07/10/2010
Hora: 12h24
Seção: Segurança
Autor: Antony Savvas
Link: http://idgnow.uol.com.br/seguranca/2010/10/07/empresas-desperdicam-dinheiro-com-softwares-desnecessarios-diz-estudo/