Funttel deverá aplicar R$ 200 mi em projetos de telecom em 2011

13/10/2010

Fundo financia o desenvolvimento de equipamentos com inovação para produção pela indústria nacional. Em oito anos, repasse para o setor foi de 700 milhões de reais.

O Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (Funttel), gerenciado pelo Ministério das Comunicações (Minicom) deverá destinar 200 milhões de reais em 2011 para projetos de inovação em telecom.

Essa remessa de recursos está reservada no orçamento da União que será encaminhada pelo Executivo ao Congresso Nacional. De acordo com o órgão, em oito anos o fundo aplicou mais de 700 milhões de reais em projetos do setor. As verbas do Funttel são repassadas sem exigir reembolso dos beneficiados.

Segundo o Minicom, os projetos financiados  com recursos do fundo entre 2003 e 2010 já geraram frutos. Entre eles, está o desenvolvimento de servidores e equipamentos de redes baseados em protocolos Internet. Pesquisadores brasileiros desenvolveram sistemas de Next Gereneration Networlks (NGN), que permitem a migração das redes tradicionais de telefonia para as baseadas em pacotes, o que possibilita a transmissão de informações de várias fontes (como voz, vídeo e dados) por um mesmo canal IP.

O diretor do Departamento de Indústria, Ciência e Tecnologia do Ministério das Comunicações, Laerte Cleto, informa que atualmente o Funttel é o único mecanismo de fomento à pesquisa e ao desenvolvimento tecnológico específico para o setor de telecomunicações. De acordo com ele, os recursos são aplicados na pesquisa e desenvolvimento de produtos que possibilitem à indústria brasileira ganhar competência tecnológica para atender operadoras e provedores serviços de telecomunicações.

A gestão desses recursos ficou mais efetiva a partir de 2007, quando o Conselho Gestor do Funttel estabeleceu áreas prioritárias para aplicação do dinheiro. A verba passou a ser destinada principalmente a linhas específicas de pesquisa como comunicações ópticas, digitais sem fio, plataformas baseadas na conectividade IP e desenvolvimento de softwares para telecomunicações.

Cleto diz que com essa mudança, os projetos se tornaram mais aplicáveis ao mercado. Como exemplo disso, ele cita a repartição de recursos do último edital de financiamento do Funttel, divulgado ano passado. Dos 110 milhões de reais disponíveis, 86% foram para pesquisas desenvolvidas por institutos que trabalharam em parceria com empresas.

Site: Computerworld
Data: 11/10/2010
Hora: 14h45
Seção: Telecom
Autor: ------
Link: http://computerworld.uol.com.br/telecom/2010/10/11/funtttel-devera-aplicar-r-200-mi-em-projetos-de-telecom-em-2011/