Brasil é reeleito como membro do conselho da UIT

14/10/2010

País continua a fazer parte do grupo, representado por 46 membros, que discute padrões e regulamentações para serviços de telecomunicações.

O Brasil foi reeleito para o conselho da União Internacional de Telecomunicações (UIT), em eleição realizada na última segunda-feira, 11/10, durante a Conferência de Plenipotenciários 2010 (PP-10), que está acontece no México.

A UIT é a estrutura mais importante da Organização das Nações Unidas em relação às tecnologias da informação e comunicações. Como coordenadora mundial de governos e setor privado, a UIT atua em três áreas: radiocomunicações, normalização e desenvolvimento.  

A Conferência de Plenipotenciários, órgão superior da UIT, é realizada a cada quatro anos para estabelecer políticas gerais, aprovar o plano estratégico, revisar seus textos fundamentais e eleger o seu corpo diretivo. O conselho é composto por 25% do número total de Estados Membros, com distribuição equitativa dos postos entre as cinco regiões do mundo (Américas, Europa Ocidental, Europa Oriental, África, Ásia e Austrália. O grupo atual é composto por 46 membros. 

O conselho tem, entre outras atribuições, garantir o bom funcionamento da UIT, por meio da coordenação dos programas de trabalho. Tem a responsabilidade de examinar, no intervalo entre as conferências de plenipotenciários, assuntos gerais de políticas de telecomunicações para garantir que suas atividades correspondam ao panorama atual do setor, que é um mercado dinâmico e em rápida evolução. 

Site: Computerworld
Data: 13/10/2010
Hora: 16h17
Seção: Telecom
Autor: ------
Link: http://computerworld.uol.com.br/telecom/2010/10/13/brasil-e-reeleito-como-membro-do-conselho-da-uit/