Os pedidos de componentes para a produção de PCs para as festas de fim de ano já foram feitos e os estoques já estão nas unidades fabris, especialmente, na Zona Franca de Manaus.
O presidente da Digitron do Brasil, Sung Unsonj, fabricante de placas-mãe e, agora, de HDs para a Western Digital, num movimento de concorrência com a Samsung, até então, a única a produzir HDs localmente, salienta que o primeiro trimestre do ano que vem promete ser de forte demanda, em função dos pedidos já feitos pela indústria.
Mensalmente a empresa produz 300 mil placas para desktops e 100 mil placas para notebooks/netbooks. A produção de HDs - iniciada neste mês de outubro, após um investimento de R$ 10 milhões pela Western Digital - tem a expectativa de ficar em torno de 330 mil unidades - 4 milhões ao final de 12 meses (outubro de 2011), o que representará cerca de 40% do mercado total.
"Já fizemos todos os pedidos de componentes para o Natal e já estamos com material em estoque. O ritmo de pedidos está bastante elevado e como há um grave problema com a logística para a entrega dos componentes - eles vêm da Ásia - os pedidos que estamos entregando agora já são para fevereiro de 2011. E o ritmo segue forte ", comenta o executivo.
Unsonj não teme, em função de pedidos extras de produção e da forte queda do dólar no mundo, um possível desabastecimento de PCs por falta de componentes para a sua montagem. "É certo que não podemos ampliar muito o nosso processo de produção, mas estamos suportando bem o ritmo de crescimento em torno de 10%, 15% ao mês e foi feita toda uma logística para evitar falhas", informa.
O mês de dezembro, que normalmente é o de menor produção em função do atendimento aos pedidos do varejo em novembro, promete ser atípico com forte demanda produtiva, superando totalmente qualquer impacto da crise de 2009.
Apesar de não cogitar ainda suspender as férias coletivas dos funcionários, o presidente da Digitron Brasil assume que o ritmo será acelerado para atender aos pedidos programados para janeiro e fevereiro do ano que vem. A expectativa do mercado brasileiro é de vender 14 milhões de PCs em 2010.
Site: Convergência Digital
Data: 14/10/2010
Hora: 12h55
Seção: Negócios
Autor: Ana Paula Lobo
Link: http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=24017&sid=5