Empresas chinesas lançam tablets com Android e recursos de telefone

15/10/2010

Equipamentos da ZTE e Huawei trazem recursos como a versão 2.1 do sistema operacional, tela sensível ao toque, conexão Wi-Fi e capacidade de fazer chamadas.

A fabricante chinesa ZTE apresentou um tablet com  sistema operacional Android 2.1 e capaz de realizar chamadas telefônicas.

Batizado de ZTE Light, o gadget debutou esta semana em Pequim. São 7 polegadas ( 3 a menos que a do iPad), com função touch, capaz de armazenar um cartão SIM para fazer chamadas telefônicas e com a indispensável interface Wi-Fi. A bateria do ZTE Light dura até dez horas.

De acordo com um representante da fabricante, entre os primeiros clientes da ZTE está a operadora de telefonia russa Beeline, que deve começar a receber o dispositivo no mês que vem. A relação inclui, ainda, uma subsidiária da Vodafone.

Preço
Como os preços de revenda devem ser definidos pelas operadoras, especulam-se etiquetas marcando algo muito próximo de 450 dólares, 50 a menos que o modelo mais em conta da maçã de Jobs.

Os detalhes do dispositivo foram revelados pela ZTE no início deste mês. No release, a fabricante se referia ao aparelho com Smartpad V9. O informe dava conta, ainda, da distribuição do tablet nos mercados europeu, latino-americano e da região Ásia/pacífico.
Para o mercado chinês, a fabricante afirmou ainda não ter definido a data de comercialização. O representante da empresa deixou nas entrelinhas de suas declarações que os compatriotas podem, eventualmente, encontrar o ZTE Light nas prateleiras a partir do início de 2011.

Mês dos tablets?
Parece ter chegado a época dos tablets. A Apple introduziu o iPad na China no mês passado, ao passo que o Galaxy Tab, da Samsung, foi apresentado no país mais populoso do mundo na semana passada, podendo chegar ao mercado chinês ainda este ano.

O concorrente Huawei
No outro corner, também munido das mesas especificações do ZET Light, a Huawei não ficou atrás e apresenta o seu filho pródigo dos tablets, chamado de S7. Sim, com ele também podem ser feitas chamadas telefônicas.

Apesar de estar disponível para operadoras de várias partes do mundo, na China os consumidores terão de exercitar a arte da paciência enquanto a fabricante não coloca o S7 à venda.

Mercados
Na perspectiva do analista da Analysis International, Sun Peilin, a Huawei e ZTE adotaram a mesma estratégia para as vendas dos tablets. Primeiro vão sentir a ressonância nos mercados estrangeiros, para, mais tarde, disponibilizá-los nos mercados internos, onde o potencial de consumo ainda deixa a desejar e não justificaria uma produção em larga escala. Monetizar fortemente com as vendas para países estrangeiros também ajudaria a comercializar os tablets na China a preços mais acessíveis.

“Sem preços altamente competitivos na China, não há motivo para tentar entrar nesse mercado consumidor”, explica Peilin.

Site: PC World
Data: 14/10/2010
Hora: ------
Seção: Notícias
Autor: Michael Kan
Link: http://pcworld.uol.com.br/noticias/2010/10/14/empresas-chinesas-lancam-tablets-com-android-e-recursos-de-telefone/