Junto com o Google Search Appliance, o produto passa a indexar dados armazenados localmente.
Quando, no ano passado, o volume de empresas que se utilizam de serviços na nuvem aumentou de forma sensível, a importância de aplicativos como o Google Apps tornou-se inegável.
Atualmente existem mais de 3milhões de usuários conectados a essa rede de serviços e, de forma a melhorara essa oferta, o Google introduz hoje o recurso de localização de arquivos do Apps e de informações na web a partir da mesma interface de buscas. De acordo com o blog post da Google, esse recurso vem para aumentar a produtividade de quem precisa consultar largas bases de dados.
Batizado de Cloud Connect for the Google Search Appliance (interface de buscas em nuvem para o sistema de pesquisas da web, em tradução livre a partir do inglês), o recurso deverá apresentar resultados de buscas na web junto com o índice de arquivos de repositórios mais tradicionais (mais intensamente usados), como é o caso do CMS. Com base no serviço do Cloud Connect, também é possível varrer e trazer à tona resultados de redes como o Twitter.
Para empresas, como a Delta Hotels e a Avago, que já utilizam esses serviços, o Cloud Connect eleva o termo “busca universal” para um novo nível.
Integração com o Microsoft SharePoint 2010
Outro recurso embutido no pacote lançado hoje pela empresa de Mountain View consiste no Dynamic Navigation (navegação dinâmica, em tradução livre do inglês). Conhecido por permitir ao usuário a modificação do tipo de indexação, esse recurso se baseia no Active Mirroring (espelhamento automático, em outra tradução livre do inglês). Isso significa que as opções de busca e a preferência de resultados de determinada natureza ou fonte será privilegiada na hora de montar as SERPs (páginas de resultados de busca). De forma adicional, o Search Appliance passa a integrar também bases de dados do SharePoint 2010, da Microsoft.
Site: Computerworld
Data: 18/10/2010
Hora: 15h16
Seção: Tecnologia
Autor: ------
Link: http://computerworld.uol.com.br/tecnologia/2010/10/18/google-cloud-connect-muda-conceito-de-busca-universal/