Gartner: "superfornecedores" podem desacelerar inovação

20/10/2010

De acordo com a consultoria, a manutenção de soluções extremamente complexas e
abrangentes é impossível de ser feita por uma empresa única.

O Gartner vem alertando o mercado sobre uma categoria de superfornecedores, resultado do grande apetite das grandes empresas por aquisições, focadas em ofertas abrangentes e altamente integradas.

Consolidada a tendência, o vice-presidente de pesquisas da Gartner, Peter Sondergaard, critica  o movimento. “Adquirir soluções é uma coisa, manter é outra completamente diferente. Integrações que envolvam absolutamente todos os detalhes de uma tecnologia são impossíveis de serem mantidas no longo prazo e os usuários não aceitarão arquiteturas medíocres”, afirma.
Sondergaard não chegou a listar os superfornecedores que estão se formando. Mas isso nem foi necessário, já que a maioria das maiores companhias de TI estão nesse movimento.

A Oracle é um dos primeiros exemplos que vêm à mente, não só pela aquisição da Sun Microsystems, mas também de diversos fornecedores de menor porte. A HP realizou muitas aquisições bilionárias nos últimos 10 anos, incluindo a 3Par, na área de storage e a 3Com, para a área de redes.

A IBM não fica atrás: anunciou que investiria 20 bilhões em aquisições nos próximos cinco anos, além de já ter comprado muita tecnologia nos últimos dois anos. A Cisco também se aproxima na corrida, com a adição de servidores no seu portifólio de produtos.

O fato é que o movimento de fusões e aquisições virou um motor importante de obtenção de inovações. E novos conceitos como computação em nuvem, redes sociais, sistemas sensíveis ao contexto e reconhecimento de padrões são muito perseguidos pelos superfornecedores.
Se a Gartner estiver correta, esse processo pode fazer com que as inovações caminhem de forma mais lenta.

Site: Computerworld
Data: 19/10/2010
Hora: 7h
Seção: Tecnologia
Autor: ------
Link: http://computerworld.uol.com.br/tecnologia/2010/10/19/gartner201csuperfornecedores201d-podem-desacelerar-inovacao/