Chamado de IBM Virtual Protection System, ele pode localizar malwares de difícil identificação como os rootkits.
A IBM desenvolveu um novo sistema de identificação de malwares com o intuito de facilitar a detecção de possíveis ataques a centrais virtuais de processamento de dados.
Chamado de IBM Virtual Protection System, o software, que opera fora da máquina, é capaz de identificar um programa malicioso assim que ele for instalado em qualquer um dos equipamentos virtuais de um servidor. Desta forma, ele pode rastrear malwares difíceis de identificar como os rootkits.
Segundo a fabricante, o sistema pode ser comparado a função de um porteiro online, que vigia e protege os dados armazenados na nuvem, como também evita que objetos mal intencionados possam infectar os servidores.
"Ele oferece aos administradores um produto único de segurança para as máquinas", disse JR Rao, diretor-sênior de pesquisas de segurança da companhia, que completou: "Se eu puder ter um firewall capaz de proteger dez das minhas máquinas virtuais, acredito que seja uma melhor opção do que ter e manter dez antivírus instalados e atualizados".
A empresa também está oferecendo o serviço Integrated Trusted Virtual Data Center, que oferece aos clientes uma maneira de determinar os serviços que podem ser executados nos computadores - impedindo, por exemplo, que duas empresas compartilhem o mesmo sistema em um ambiente online.
Ambos os produtos estão disponíveis, segundo a IBM.
Site: IDG Now!
Data: 20/10/2010
Hora: 14h35
Seção: Segurança
Autor: Robert McMillan
Link: http://idgnow.uol.com.br/seguranca/2010/10/20/ibm-lanca-software-para-proteger-dados-na-computacao-em-nuvem/